Deepfake propaga pesquisa eleitoral falsa com a voz de Renata Vasconcellos

Renata Vasconcellos

Voz de Renata Vasconcellos é usada em deepfake para promover Bolsonaro em pesquisa eleitoral (Imagem: Reprodução – Globo / Montagem – RD1)

Na manhã da última quarta-feira (17), bolsonaristas criaram e começaram a divulgar em redes sociais como WhatsApp, Twitter e YouTube uma montagem com a voz de Renata Vasconcellos repercutindo uma falsa pesquisa eleitoral.

O vídeo foi alterado do exibido originalmente no Jornal Nacional do dia 15 de agosto, última segunda-feira. A deepfake bem produzida deixou muita gente com a visão de que o presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera a última pesquisa IPEC, e não o ex-presidente Lula (PT).

A mentira envolvendo Renata Vasconcellos

No vídeo mentiroso, Renata Vasconcellos aparece na bancada do Jornal Nacional. E mais: com o anúncio da pesquisa feita pelo IPEC, referente ao primeiro tudo da eleição eleitoral.

Na sequência, um gráfico quase idêntico ao usado pela Globo, mas com uma diferença: enquanto o canal expôs a verdade, com Lula em primeiro lugar, com 44% dos votos, e Bolsonaro em segundo, com 32% dos votos.

A deepfake mostra exatamente o contrário e usa a voz de Renata Vasconcellos para a fake news. O que deixa a narrativa ainda mais séria é o fato do vídeo pegar um trecho da âncora na bancada do telejornal mais visto do país.

Web acredita em fake news

Por causa da mentira, um internauta sugeriu: “As verdades começam a aparecer”. Outro ainda questionou se a pesquisa não era de 2018, na eleição anterior.

No YouTube, o vídeo da falsa pesquisa mobilizou 1.400 pessoas em pelo menos 12 horas. A narrativa falsa avançou nas últimas horas e mobilizou grupos bolsonaristas nas redes sociais.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].