Bolsonaro ataca Vera Magalhães em debate ao vivo e gera revolta em candidatas

Bolsonaro

Bolsonaro ataca Vera Magalhães em debate ao vivo (Imagem: Reprodução – Band / Montagem – RD1)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) surpreendeu a todos ao atacar Vera Magalhães, apresentadora do Roda Viva, da TV Cultura, durante o debate entre candidatos à Presidência realizado pela Band, neste domingo (28).

Durante o encontro entre os presidenciáveis, o chefe do Executivo reagiu contra uma pergunta feita pela jornalista sobre a queda da cobertura vacinal no país para diversas doenças ao Ciro Gomes (PDT).

Vera Magalhães perguntou ao candidato se ele avaliava que a circulação de desinformação sobre vacinas, difundida por Bolsonaro, pode ter contribuído para agravar a pandemia, causar mortes que poderiam ter sido evitadas e também para desacreditar a população sobre a eficácia de vacinas.

Assim que teve o direito a sua fala, em referência à pergunta, Bolsonaro acatou a jornalista. Ele afirmou que a profissional é uma “vergonha para o jornalismo brasileiro”.

“Vera, não podia esperar outra coisa de você. Eu acho que você dorme pensando em mim. Você tem alguma paixão por mim. Você não pode tomar partido num debate como esse, fazer acusações mentirosas ao meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro“, declarou o presidente.

Bolsonaro tentou desviar do tema criticando a CPI da Covid e disse que Simone Tebet (MDB) era “uma vergonha no Senado Federal”. “Não tô atacando mulheres, não. Não venha com essa historinha… De se vitimizar. Vera, você realmente foi fantástica, né? Deu oportunidade para falar um pouco de verdade sobre você”, comentou.

Candidatas se solidarizam com Vera Magalhães e detona Bolsonaro

Num outro momento do debate, a candidata do União Brasil saiu em defesa de Vera Magalhães. “Sou muito tranquila, vim na paz, bandeira branca. Só que, quando eu vejo o que aconteceu agora com a jornalista Vera, fico extremamente chateada”, afirmou.

“Quando homens são ‘tchutchucas’ com outros homens, mas vem pra cima da gente sendo tigrão, fico extremamente incomodada. Lá no meu estado tem mulher que vira onça e eu sou uma delas. Eu não aceito esse tipo de comportamento e de xingamento, e acima de tudo disseminar ódio e nos dividir“, falou Soraya Thronicke.

Simone Tebet discursou contra o machismo e defendeu as jornalistas mulheres que já sofreram ataques de Bolsonaro:

“Nós temos que dar exemplos, exemplos que o presidente da República não dá quando ataca mulheres, quando ataca jornalistas. Eu não tenho medo de você e nem dos seus ministros, recebi violência política na CPI, fui chamada de descontrolada. Pior que isso, um ministro seu tentou me intimidar. Quero dizer diretamente ao presidente da República: eu não tenho medo de você”.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]