O Ministério da Justiça movimentou os seus funcionários mais uma vez após uma decisão da Globo envolvendo o atual formato do Encontro, apresentado por Patrícia Poeta, que passou a investir em temas mais tensos, de cunho policial, no início da manhã.
VEJA ESSA
Há algumas semanas, o Departamento de Promoção de Políticas de Justiça, ligado ao Ministério da Justiça, reclassificou o programa para “não recomendado para menores de 12 anos”.
A Globo recorreu da decisão por entender que o monitoramento contra a atração passou a ser exagerado. O DPJUS iniciou um novo monitoramento, com duração de 30 dias, antes de um novo parecer sobre a classificação indicativa.
O órgão ligado ao Ministério da Justiça afirmou ter visto no Encontro “tendências de angústia, arma com violência, ato violento, presença de sangue, morte intencional, assédio sexual e descrição de violência, sendo estas a de maior destaque”.
“Na maior parte das identificações, entretanto, há a apresentação de algum contraponto, tentando mitigar o impacto do conteúdo e, por vezes, a apresentação de conteúdo positivo, quando da condenação clara e objetiva dos atos, suavizando as consequências para o público que faz parte da audiência do programa”, argumentou.
Ministério atende parcialmente pedido da Globo
O DPJUS deferiu o pedido de reconsideração apresentado pela Globo, “porém determina-se a continuação do monitoramento por mais 30 dias”.
O departamento avisou que, “em que pese ser possível a manutenção de ‘classificação indicativa de não recomendado para menores de 10 anos’, de forma limítrofe, a reiteração de conteúdos similares aos descritos nos itens acima poderá ensejar a alteração da indicação etária”.
Em busca de mais audiência, o Encontro recebeu o sinal verde da Globo para a repercussão de notícias totalmente diferentes da época em que o programa era apresentado por Fátima Bernardes. Com mais notícias policiais, a atração passou a duelar com o Primeiro Impacto, do SBT, e o Balanço Geral, da Record.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].