Lula critica formato do debate da Band e revela se pretende ir em novos confrontos

Lula

Lula se manifesta sobre debate na Band e entrega ida em outros encontros (Imagem: Reprodução / Globo)

O ex-presidente Lula (PT) falou pela primeira vez sobre a possibilidade de ida aos próximos confrontos entre os candidatos à presidência da República na TV. O político sugeriu sua participação nos próximos debates e criticou o formato do primeiro encontro realizado pela Band.

O político não negou a importância do evento, mas destacou: “Acho que o debate é uma coisa essencial para clarear a mente do povo brasileiro. O debate da Bandeirantes [teve] um problema. Como são muitos candidatos, ou seja, você fala quatro minutos e você fica acho que 18 minutos sem falar”.

“Ora, quando você fica parado 18 minutos e te dão a palavra, você não vai bater boca, você vai tentar falar alguma coisa que seja positivo para o povo brasileiro. Eu acho que vai ter um momento em que vai ter um debate tete-a-tete”, cogitou.

PT quer voto útil no 1º turno e Lula aposta em 2º turno

Indiretamente, o ex-presidente Lula colocou na mesa a possibilidade do segundo turno. Desde 1989, os formatos dos debates do primeiro turno nunca foram entre dois candidatos, algo visto apenas em confrontos antes do segundo turno da eleição.

“Sabe, olho no olho, você conversando com a pessoa, você dizendo as coisas cara a cara. Esse debate vai ter. Sabe, inclusive, nós vamos ter outros debates daqui para frente”, afirmou Lula, se referindo ao debate em pool formado por SBT, CNN Brasil, Veja, O Estado de S. Paulo, Terra e Nova Brasil FM e o encontro na Globo.

O ex-presidente disse que “é preciso que as regras facilitem o debate, a troca de ideias, para que o povo compreenda o que está acontecendo”, e completou: “Eu, sinceramente, não faço campanha política ofendendo os adversários”.

Confira:

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].