Emicida foi uma das atrações do Rock in Rio, neste domingo (4), e surpreendeu ao desobedecer uma regra da organização do evento. O cantor alfinetou os organizadores ao incentivar os gritos do público contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).
VEJA ESSA
Num dos momentos da apresentação do artista, o público iniciou um protesto contra o presidente e foi incentivado pelo famoso. “É difícil ouvir o que vocês estão dizendo. Podem falar mais alto?”, disse.
“Tem gente dizendo que não é de bom tom falar de política no palco de festival. Mas, se eu estou vivo aqui, é porque o Racionais decidiu falar de política 30 anos atrás”, disparou Emicida, alfinetando os organizadores.
Nas últimas semanas, os responsáveis pelo Rock in Rio salientaram que pediram aos artistas para que não se posicionassem sobre político, por causa do período eleitoral.
Ao G1, antes da apresentação, o rapper já tinha falado sobre o assunto: “Eu, particularmente, não concordo [com a opinião de Medina]”.
“Eu não acho que o palco seja uma bolha ou que a vida dos artistas seja uma bolha. Os artistas não caíram de Marte”, declarou.
Além de Emicida, outros artistas puxam coro no Rock in Rio
No primeiro dia do evento, a multidão não perdeu tempo e aproveitou o silêncio dos instrumentos dos shows de heavy metal para puxar coros xingando Bolsonaro. As bandas também se posicionaram.
Black Pantera, que abriu o Rock in Rio 2022, recitou o poema Me Gritaron Negra, de Victoria Santa Cruz, em que fala sobre crescer com preconceito.
“E vou rir daquelas pessoas que, por educação e por nos evitar, chamam os negros de ‘gente de cor’. E que cor é essa? NEGRA! E que linda soa! NEGRA! E que ritmo tem, NEGRA, NEGRA, NEGRA!”, disse.
Os Ratos de Porão, por sua vez, levantaram a bandeira do Movimento Sem Terra, MST, pendurada em uma caixa de som. O baixista Juninho vestia uma camiseta do movimento.
Ei Bolsonaro VTNC no show do Emicida #RockInRio pic.twitter.com/7pwD2WvsUs
— ????? ??? ???? 13 (@brubacker2) September 4, 2022
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]