O SBT promoveu o penúltimo debate entre os candidatos à presidência da República com Carlos Nascimento como mediador. O jornalista expôs que o ex-presidente Lula (PT) foi convidado para o encontro entre os presidenciáveis, mas declinou do convite.
VEJA ESSA
Líder nas pesquisas eleitorais, Lula foi citado por Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT), Soraya Thronicke (União Brasil), Luiz Felipe D’Ávila (Novo) e Padre Kelmon (PTB). O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez citações ao PT, mas não mencionou seu principal rival.
No início de cada bloco do debate, ao todo quatro, o SBT mostrou o púlpito onde Lula ficaria posicionado vazio e Carlos Nascimento explicou: “Ele foi convidado e não quis participar”.
Com exceção de Bolsonaro, todos repetiram que Lula não estava presente no debate. A atitude colocou o líder do PT entre os assuntos mais comentados do Twitter.
Carlos Nascimento dá bronca em candidatos
O clima do debate ficou tenso na primeira hora e provocou uma reação fora do roteiro por parte do âncora. A tensão ocorreu quando Bolsonaro partiu para o ataque contra Simone Tebet e Soraya Thronicke, que não ficaram caladas diante das declarações do adversário.
“As duas senadoras votaram para derrubar o veto do dito orçamento secreto”, acusou o presidente. “Não é verdade. Não é verdade!”, confrontou Simone. “Direito de resposta”, pediu Soraya.
O falatório foi geral e ninguém conseguiu entender nenhum candidato, especialmente o telespectador. Nos bastidores, a tensão virou motivo de protesto.
“Gostaria de pedir a todos os participantes que, quando houver um direito de resposta, que seja respeitado para que o candidato possa se expressar livremente. Se alguém não gostou, faça seu pedido de resposta”, exigiu.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].