Regina Duarte compartilhou na última quinta-feira (20) uma fake news envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por meio de sua conta no Instagram. A rede social reagiu quase imediatamente ao publicado e marcou o vídeo como adulterado.
VEJA ESSA
A ex-secretária de Cultura do presidente Jair Bolsonaro (PL) pegou o trecho de uma fala de Lula no Flow Podcast, em entrevista feita na última terça-feira (18), em que ele diz: “Tenho que mentir. É preciso mentir”.
A declaração ficou fora de contexto. O petista expôs uma declarada dada por Bolsonaro em entrevista recente. “Eu estava vendo um vídeo do Bozo esses dias, naquele em que ele está falando das meninas venezuelanas, fala textualmente: ‘tenho que mentir, é preciso mentir! O político tem que mentir!'”, comentou.
Em seu trabalho contra a propagação de fake news na eleição, o Instagram colocou uma tarja na publicação de Regina Duarte e esclareceu que “o áudio foi editado de uma forma que pode enganar as pessoas”. No aviso, a citação aos veículo de checagem do UOL e Aos Fatos.
Regina Duarte na linha da fake news
O episódio foi mais uma prova do alinhamento da ex-namoradinha do Brasil com informações desencontradas. Em abril do ano passado, Regina foi condenada pela publicação de fake news sobre Dona Marisa, ex-esposa de Lula.
Na publicação que desencadeou a sentença, a ex-Globo disse que R$ 256 milhões foram encontrados em uma conta da ex-primeira-dama, quando o valor real era de R$ 26.281,74.
Confira:
Ver essa foto no Instagram
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].