Regina Duarte é o mais recente alvo das políticas do Instagram. Responsável pela propagação de notícias falsas para favorecer o presidente Jair Bolsonaro (PL) na eleição, a atriz está com sua conta restrita pela rede social por conta da quebra das regras.
VEJA ESSA
O perfil de Regina tem um aviso antes do internautas ter a chance de navegar no feed de vídeos e fotos da ex-contratada da Globo. Nele, o Instagram questiona se o público tem a certeza de que deseja acessar o perfil.
Aquele que se pergunta o motivo da restrição recebe como resposta que a “conta publicou repetidamente informações falsas que foram analisadas por verificadores de fatos independentes ou que era contra nossas Diretrizes da Comunidade”.
Vale ressaltar que Regina é mais do que favorável à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) e costuma defender de forma incisiva a continuidade do “capitão” no Palácio do Planalto pelos próximos quatro anos. Ao mesmo tempo, tem dedicado espaço para atacar rivais políticos.
Ex-secretária de Cultura, na geladeira do governo desde o primeiro semestre de 2020, a mãe de Gabriel Duarte é responsável pela propagação de críticas à esquerda, especialmente ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Além de Regina Duarte, Carla Cecato é alvo do Instagram
A ex-auxiliar de Bolsonaro não é a única. Carla Cecato, atual apresentadora da campanha bolsonarista na TV, está na lista das restrições do Instagram, algo reclamado por pelo em seu próprio perfil.
Em resposta, Cecato afirma que não está em desacordo com as diretrizes da rede social. Ao jornal Folha de S. Paulo, o Instagram afirma que desde 2019 trabalha com verificadores de fatos independentes para analisar e acabar com a propagação de informações falsas.
Confira:
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].