Em debate da Globo, Lula provoca Bolsonaro sobre relação com a Jovem Pan

Lula

Bolsonaro leva resposta de Lula sobre a Jovem Pan (Imagem: Reprodução – Globo / Montagem – RD1)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) levou uma invertida do ex-presidente Lula (PT) no debate exibido pela Globo na última sexta-feira (28). O “capitão” definiu como censura a decisão do ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), contra a Jovem Pan. O petista devolveu com uma alfinetada.

Assim que o Chefe do Executivo terminou o discurso de vítima do sistema, o ex-presidente Lula confrontou e sugeriu que o canal de Tutinha pertencia ao adversário. “A Jovem Pan, por acaso, é aquele seu canal de televisão?”, indagou.

Bolsonaro disparou que a rádio Jovem Pan foi silenciada pelo ministro Alexandre de Moraes, mas citou o PT como o responsável pela ação. “E você vive dizendo em controlar a mídia”, acrescentou.

Lula rebateu e disse que a ação protocolada pelo Partido dos Trabalhadores da Justiça Eleitoral foi por pedido de isonomia. “Sabe o que é isonomia? É de igualdade de direito de resposta”, explicou.

Bolsonaro e Lula discutem decisão da Jovem Pan

O plenário do TSE uniu a emissora em três decisões na última semana da eleição por conta de declarações de comentaristas bolsonaristas da emissora. As falas foram consideradas tanto ofensivas quanto distorcidas contra Lula.

O PT pediu a apuração para avaliar possível falta de isonomia no tratamento aos candidatos. A Jovem Pan viu como censura publicamente, mas nos bastidores exigiu que seus comentaristas não usassem termos como “ex-presidiário”, “descondenado”, “ladrão”, “corrupto” e “chefe de organização criminosa”.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].