O repórter Yuri Macri, da Record Rio Preto, acabou sendo agredido por manifestantes bolsonaristas na última quarta-feira (2). O profissional estava no bloqueio da rodovia Washington Luís, em Mirassol, no interior de São Paulo.
VEJA ESSA
A situação aconteceu enquanto ele esteve no local para falar sobre o acidente com um carro, que atropelou cerca de 17 pessoas no protesto. Interrompido por gritos dos manifestantes, o jornalista foi impedido de dar a notícia e chamou o apresentador para explicar.
“Vou precisar voltar com você aí, Rafa, porque o pessoal aqui acaba atrapalhando um pouco o nosso trabalho”, disse ele, conversando com Rafael Algarte. O câmera então mostrou que o profissional estava sendo cercado por uma grande quantidade de pessoas.
Nesse momento, o repórter ficou furioso e disse que as pessoas precisam respeitar o trabalho dos outros. “Nunca vi tanta gente louca e agressiva na minha vida”, declarou Yuri em um dos trechos do seu desabafo.
"As pessoas precisam respeitar o que está acontecendo lá…" Rafael Algarte sobre ataque ataque a um repórter da Record News TV. pic.twitter.com/xRESj6yHNY
— Amadeu2Santos (@Amadeu2Santos_) November 2, 2022
Abratel emitiu nota para repudiar as agressões sofridas por Yuri Macri
O jornalista ressaltou que estava apenas trabalhando e tentando mostrar o que está acontecendo. Ele deixou claro que as pessoas se manifestando não deveriam atacar profissional, trabalhador, mas estava impossível continuar por lá.
Posteriormente, Yuri Macri pediu respeito pelos colegas de imprensa e contou o que aconteceu nos stories de seu Instagram. O rapaz relatou que quando estava fora do ar foi agredido por chutes, socos e teve a roupa molhada. Algumas pessoas também se juntaram para tentar tapar a câmera.
A Abratel (Associação Brasileira de Rádio e Televisão) emitiu uma nota de repúdio aos ataques sofridos pelo profissional da Record e outros jornalistas durante os protestos a favor de Jair Bolsonaro (PL).
A associação ressalta que essas atitudes ferem o direito à informação, assegurado pela Constituição Federal. Foi solicitado também o respeito ao livre exercício do jornalismo e segurança aos profissionais.
Ver essa foto no Instagram
Apaixonado por Televisão, Cinema e especialista em Novelas, desde 2009 trabalha com a internet. Escreve também sobre Audiências da TV. Já passou por grandes veículos de comunicação e teve experiência no rádio. Atualmente estuda para continuar crescendo na área e pode ser acompanhado através do perfil @henriquethe2 no Twitter.