A Globo bateu o martelo e definiu a grade especial para o dia da posse do presidente e vice-presidente eleitos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB). Para o grande evento do primeiro dia de 2023, a emissora escalou a dupla que deu certo na apuração dos votos das eleições: William Bonner e Renata Lo Prete.
VEJA ESSA
O RD1 descobriu, com exclusividade, que o canal quer acompanhar de perto tudo o que acontecerá no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto e no Palácio do Itamaraty, além da posse de governadores pelo país.
Para isso, no último sábado do ano, William Bonner comandará o Jornal Nacional diretamente da capital federal. Já no dia seguinte, ele estará ao lado de Renata Lo Prete na transmissão da cerimônia de posse na TV aberta.
O canal carioca vai colocar repórteres em pontos da cidade que será o foco das atenções dos brasileiros. Eles entrarão em tempo real, durante todo o domingo, mostrando a movimentação a respeito das cerimônias.
A ideia é que Bonner e Renata entrem ao vivo na grade por volta das 14h, depois da Temperatura Máxima, exatamente quando a solenidade será iniciada no Congresso Nacional.
A Globo ainda não bateu o martelo sobre o horário que o Domingão com Huck entrará no ar – por enquanto, a sua exibição está para a partir das 17h30. Isso ainda dependerá do cronograma oficial da posse.
O que já está definido, no entanto, é que a emissora vai cancelar a exibição de um episódio do Família Paraíso e a sessão de filmes Campeões de Bilheteria.
Fantástico diferente no dia da posse de Lula
O RD1 também confirmou que, no mesmo dia, o Fantástico estará focado na cobertura especial. Além dos destaques do que já ocorrerá neste dia, Poliana Abritta e Maju Coutinho entrarão ao vivo diretamente de Brasília.
As duas apresentadoras vão ancorar o semanal no momento em que estarão ocorrendo os grandes shows programados pelo governo eleito, sob a liderança da futura primeira-dama, Janja da Silva. A Globo ainda não confirma, no entanto, como serão exibidas essas apresentações.
Cabe ressaltar que é comum a empresa enviar os seus âncoras de telejornais para Brasília nas posses presidenciais.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]