A morte de Pelé, anunciada na tarde desta quinta-feira (29), movimentou as redações dos principais canais e mostrou mais uma vez que a credibilidade depositada pelo país à Globo não veio do nada. O canal foi atento ao dar a notícia por meio do seu plantão tradicional.
VEJA ESSA
O canal carioca interrompeu a Sessão da Tarde e colocou sua tradicional vinheta de plantão, seguida por Renata Vasconcellos, que apareceu direto do estúdio do Jornal Nacional e deu a triste notícia da morte do rei do futebol.
Após informações rápidas sobre a obra do ex-jogador e os seus últimos dias no Hospital Albert Einstein, Renata deu a palavra a Galvão Bueno, que por 11 minutos narrou a história vitoriosa de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
Após o especial, a Globo derrubou a programação até o SP2 para uma cobertura extensa da morte do rei do futebol. Um vasto material foi produzido pela equipe de Esporte e Jornalismo.
A âncora do Jornal Nacional conversou com repórteres direto de Londres, Nova York, na porta do hospital em São Paulo, e em Santos, onde será o velório do eterno astro da bola.
Band e Record seguem a Globo em plantão rápido; SBT passa tempo em silêncio
Assim como o canal líder de audiência, Band e Record deram a notícia sobre a morte de Pelé pouco depois do boletim oficial do Albert Einstein. Com a ajuda do Brasil Urgente e do Cidade Alerta, os canais convocaram seus repórteres e deram as principais informações.
O SBT, por outro lado, não tirou do ar o Casos de Família ou o Fofocalizando para dar a notícias aos seus espectadores. Vários minutos após o início da cobertura dos concorrentes, o canal de Silvio Santos abriu seu plantão para a notícia sobre a morte de Pelé. A TV Cultura deu a notícia no mesmo instante. Já a RedeTV! permaneceu com uma reprise do A Tarde é Sua.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].