MPF toma atitude inesperada contra a Jovem Pan por situação envolvendo Bolsonaro

Jovem Pan

Rodrigo Constantino é um dos nomes da Jovem Pan; canal de notícias é alvo da MPF (Imagem: Reprodução / YouTube)

A Jovem Pan segue no meio de uma grande polêmica. No dia em que Tutinha renunciou do cargo de presidente do grupo, o Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para apurar possíveis crimes da empresa.

O órgão anunciou que vai investigar a atuação do canal de notícias durante os ataques aos Três Poderes, que ocorreram no domingo (8) em Brasília. A ideia é analisar uma possível violação dos direitos fundamentais por parte da JP News.

O MPF buscará entender se houveram também abusos contra liberdade de radiodifusão. Em nota, o órgão declarou que o foco é na “veiculação de notícias falsas e comentários abusivos pela emissora, sobretudo contra os Poderes constituídos e a organização dos processos democráticos do país“.

O Ministério Público ainda garantiu ter feito um levantamento ao longo dos últimos meses em que detectou que a Jovem Pan tem veiculado “sistematicamente fake news e discursos que atentam contra a ordem institucional“.

O MPF salientou também que as atitudes ainda coincidem com o período da escalada de movimentos “golpistas e violentos em todo o país”. A emissora ainda não se posicionou sobre o caso.

Jovem Pan é criticada por cobertura

A nota do MPF destacou a cobertura da JP News do dia da invasão de bolsonaristas às sedes dos Três Poderes. O grupo, cabe lembrar, chegou a ser muito criticado nas redes sociais, principalmente por ter repórter no meio dos atos.

O órgão afirmou que, durante a cobertura, comentaristas do canal de notícias “passaram pano” para, segundo o MPF, “teor de ruptura institucional dos atos” e ainda tentaram justificar as motivações dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Comentaristas citados

No texto, o órgão chegou a citar alguns casos de profissionais da empresa que podem ter incentivados os bolsonaristas radicais a promoverem os atos. Nomes como de Rodrigo Constantino, Zoe Martinez, Fernando Capez, Paulo Figueiredo e Alexandre Garcia aparecem na lista.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]