Florinda Meza, intérprete da Dona Florinda e viúva de Roberto Bolaños, contou em entrevista recente que a Globo fez de tudo para ter o seriado Chaves em seu catálogo de atrações. Na época da negociação, o canal enfrentava uma briga ferrenha com o SBT pelo primeiro lugar.
VEJA ESSA
Em declaração dada ao programa da apresentadora Adela Micha, no México, e resgatada pelo Fórum Chaves, Florinda explanou que a emissora da família Marinho ofereceu nada menos que 10 milhões de dólares pelos direitos literários do seriado mexicano.
Globo estava disposta a adquirir todo o acervo de Chespirito, incluindo o seriado Chaves
A oferta da Globo foi para Roberto Gómez Bolaños, num contrato que valeria por dez anos. O canal brasileiro não estava disposto a exibir o programa, mas produzir novas produções baseadas nos roteiros de Chespirito. O negócio ocorreu em 1996.
Na época, o dramaturgo recusou a oferta da Globo e seguiu como parceiro da Televisa. Quatro anos depois, Bolaños firmou um acordo com a Televisa, por um valor de R$ 5 milhões de dólares por 20 anos.
O contrato em questão acabou no dia 31 de julho de 2020 e, sem um acordo com a Televisa, a família de Roberto Bolaños bloqueou a exibição de Chaves e Chapolin no canal mexicanos e em todo o mundo. O impasse não foi solucionado após quase três anos de negociação.
Confira:
TV Globo ofereceu 10 milhões de dólares pelos direitos literários de Chaves, diz Florinda Meza, a Dona Florinda.
A declaração foi dada durante entrevista de @FlorindaMezaCH à apresentadora mexicana @Adela_Micha. pic.twitter.com/DmGA4tosOC
— Fórum Chaves (@ForumChaves) January 12, 2023
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].