Sleeping Giants acirra guerra contra a Jovem Pan e exige atitude do Google

Jovem Pan

Jovem Pan entra na mira do Sleeping Giants em ação inédita (Imagem: Reprodução / Jovem Pan)

Movimento de combate à desinformação, o Sleeping Giants pediu por meio de notificação extrajudicial protocolada na última terça-feira (24) o fim da monetização dos vídeos da Jovem Pan. O Google foi o alvo da ação, sob o argumento de violação das regras da plataforma.

A organização falou em “responsabilidade social” por parte do Google como principal ponto para a decisão contra o canal de notícias da família Carvalho. O Sleeping Giants ainda defendeu a criação de políticas para identificação e punição de sites propagadores de informações falsas.

Jovem Pan entra na mira de campanha do Sleeping Giants contra a desinformação

Na semana passada, a grupo de ativistas pediu à Justiça de São Paulo que o Google guarde mais de dois mil vídeos publicados no canal da Jovem Pan no YouTube, numa medida para a preservação de provas que estavam sendo apagadas pelo canal, segundo o Metrópoles.

A campanha criada pelo Sleeping Giants contra a emissora aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro conseguiu a movimentação de pelo menos 30 anunciantes. Todos desistiram da parceria com a JP.

Entre as empresas que romperam com o canal, a Tim, Caoa Cherry, Natura e Burger King. Vale lembrar que a Jovem Pan iniciou mudanças no seu corpo de comentaristas e apresentadores desde a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição.

A organização ganhou fama há vários anos depois que comprou uma grande guerra contra Sikêra Jr, depois que o mesmo propagou homofobia ao vivo em seu programa da RedeTV!. Na época, o apresentador detonou um comercial feito pela marca de fast food citada acima.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].