Ministério Público toma atitude drástica contra Sikêra Jr após caso de racismo

Sikêra Jr

Sikêra Jr é alvo do Ministério Público Federal (Imagem: Reprodução / RedeTV!)

O Ministério Público Federal na Paraíba entrou com uma ação contra Sikêra Jr, do Alerta Nacional, com pedido de prisão e pagamento de multa por crime de racismo, num episódio que o jornalista esteve à frente de um programa na região.

Em 5 de junho de 2018, no Cidade em Ação, na TV Arapuã, afiliada da RedeTV!, o comunicador desferiu palavras racistas e misóginas contra uma mulher negra sob custódia da Justiça, segundo o Carta Capital.

O Ministério Público afirmou que Sikêra passou do limite da liberdade de expressão ao propagar discurso de ódio com atos envolvendo discriminação por gênero, preconceito, exclusão e estigmatização, violentando a dignidade humana.

Sikêra Jr pode ser condenado por crime de racismo

Para o MPF, o contratado da RedeTV! cometeu crime de racismo, tipificado no artigo 20, da Lei 7.716/89. A Constituição considera racismo um crime inafiançável. O julgamento acontecerá na 16ª Vara Federal na Paraíba.

O famoso já se meteu em outras confusões por conta da sua língua, se tornando réu em ações por misoginia e racismo e mais uma por discurso de ódio, discriminação e LGBTfobia, por meio do Ministério Público Federal na Paraíba e no Rio Grande do Sul.

Um dos casos mais chocantes envolvendo o nome de Sikêra foi o chilique ao vivo por conta de uma propaganda de uma rede de fast food. O apresentador massacrou a comunidade LGBTQIA+ com palavras impronunciáveis.

Desde o episódio, o Sleeping Giants iniciou uma campanha contra o responsável pelo Alerta Nacional, o que o fez perder diversos patrocínios.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].