A Jovem Pan segue causando polêmica com as suas atitudes mais recentes e tem enfrentado uma grande crise por causa da perda de diversos patrocinadores. Estima-se que o grupo já teve um prejuízo de mais de R$ 800 mil.
VEJA ESSA
A informação foi divulgada pelo site The Intercept Brasil, que ainda declarou que a perda desse valor ocorreu após uma campanha de desmonetização promovida na internet.
A Jovem Pan agora briga na Justiça contra o perfil Sleeping Giants e, no processo, deixa em anexo, e-mails de diretores da empresa lamentando a perda de anúncios.
Entre os anunciantes que deixaram o canal de notícias está a Toyota, que encerrou contrato afirmando que não poderia vincular a marca a um “veículo relacionado a escândalos”. No e-mail da montadora, a uma afirmação de que a atitude partiu de uma ordem direta do compliance.
Somente por causa dos anúncios da empresa que foram retirados, a Jovem Pan deixou de faturar R$ 109.113,28. A Caoa Cherry também rompeu contrato e gerou um prejuízo de R$ 728.634,00 ao grupo.
“Vejam o tamanho do dano”, declarou um dos chefões da JP ao encaminhar o pedido da Caoa por e-mail para outros profissionais do grupo.
No processo, o canal de notícias afirma ser vítima de perseguição e pede a remoção do conteúdo da campanha #DesmonetizaJovemPan. A defesa da empresa também pede que a Justiça proíba que o movimento faça novas publicações para afastar patrocinadores.
Sleeping Giants se pronuncia após situação com a Jovem Pan
Em nota, Humberto Ribeiro, co-fundador e diretor jurídico do Sleeping Giants, declarou que a companhia não é responsável pela perda de anunciantes da empresa e que ela atua apenas contra a desinformação.
“O Sleeping Giants é uma organização que atua de forma a dar ciência a uma empresa de que suas inserções publicitárias (ou quaisquer outras atividades) estão associadas a conteúdos desinformativos, discursos de ódio, violações aos direitos humanos ou de quaisquer outros valores universais, como a Democracia”, disparou trecho do comunicado.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]