Crise entre CBF e Globo abala Seleção Brasileira e 1º jogo de 2023 vira incógnita

Globo

Richarlison na Copa do Mundo; Globo pode perder 1º jogo da seleção em 2023 (Imagem: Reprodução / Instagram)

Por um atrito entre Globo e CBF (Confederação Brasileira de Futebol), quem deve pagar o pato é o público. A emissora e a entidade não conseguem chegar num acordo para a transmissão do primeiro jogo da Seleção depois da Copa.

Sem contrato entre as partes, existe a possibilidade de Brasil x Marrocos ficar fora do Plim Plim. Representantes de ambos os lados estão em diálogo para um contrato único, segundo informações do Notícias da TV. A partida vai acontecer no dia 25 de março.

No último acordo, a Globo tirou do bolso cerca de R$ 20 milhões por 28 amistosos e 9 jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo, com exclusividade na TV aberta e TV paga. O canal da família Marinho pagou alto em meio aos reajustes da inflação.

CBF prepara venda de jogos da Seleção Brasileira

A entidade quer disponibilizar para o mercado nove jogos das Eliminatórias, mas o formato não está definido, o que dificulta a negociação e gera certo incômodo na Globo, que tem por tradição resolver seus contratos com antecedência.

O maior impasse está por conta do valor cobrado pela CBF pela única partida. A Globo, por sua vez, não quer investir alto em um único jogo, que vai ser exibido às 15h de uma segunda-feira.

Não existe informação sobre a vontade de SBT, Band ou Record pelo jogo único ou pelo formato das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. O canal líder de audiência tem acordo com a Fifa para a exclusividade do próximo Mundial.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].