Em noite de eliminação, o BBB 2023 se prepara para formar seu Top 9, que, na quinta-feira (23), com o retorno de 2 brothers após a repescagem, voltará a ser Top 11. Foi a opção encontrada pela direção para colocar o trem de volta nos trilhos, após o auê das expulsões de MC Guimê e Cara de Sapato.
VEJA ESSA
Domitila Barros, Fred Bruno e Gabriel Santana disputam a preferência do público. É o quinto paredão da Miss Alemanha e o segundo da dupla. De acordo com as enquetes, Boco Roso deve deixar a casa no fim da noite.
Na edição atual, criou-se a regra que os paredões falam somente sobre quem sai, e não (também) sobre quem fica. Erro crasso. Juliette Freire e Arthur Aguiar, vencedores das últimas duas temporadas, colecionaram vítimas quando enfrentaram a berlinda. Ali, eram as torcidas de ambos passando o trator sobre qualquer ameaça que surgia no caminho.
No BBB 2023, Domitila foi comendo pelas beiradas, teve um início acuado e, sete indicações e cinco paredões depois, surge claramente como uma das favoritas – pelo furor das redes sociais, a ativista social, Amanda e Ricardo dispõem do maior número de fãs neste momento do jogo.
No entanto, algo tem incomodado há algumas semanas. Alvo frequente de veto ou voto, Domitila não é vista na casa como alguém com plena capacidade de atrair torcida, ser querida, engajar e despertar paixões.
Na análise do Quarto Deserto, quando enfrentou Gabriel Fop e Cezar, Domi ficou porque o ex-affair de Bruna Griphao cometeu erros, apesar de ser “um menino de bom coração, imaturo”. Ao encarar Fred Nicácio e Gustavo, ficou porque “não era sobre ela” o paredão. Ao duelar com Key Alves e Sarah Aline, seguiu no jogo porque “o Brasil estava cansado da falsidade da Key”. Ao disputar com Larissa, Cezar e Alface, concluíram que era um plebiscito sobre Alface, afinal Lari jamais sairia “para esse tipo de gente”.
Agora, novamente, ao se debruçarem sobre um possível favoritismo de Domitila no atual paredão, Fred e Bruna desaprovam e acenam para uma avaliação equivocada do público, que não estaria enxergando a arrogância da concorrente. Logo ele, o público, munido de tantas câmeras…
Jogo vivo e intenso, o Big Brother Brasil é um fabricador de ilusões, também. Mesmo com os recados de Tadeu Schmidt às terças-feiras, seus jogadores preferem alimentar teorias e regar mudas de achismos, a se deparar com a realidade e encará-la.
Ao colocarem Domitila Barros como alguém arrogante, sem charme e incapaz de angariar apoiadores aqui fora, seus detratores adentram em um terreno muito perigoso, que não assola somente a casa mais vigiada do país, mas também a sociedade que ali está refletida.
Por que, ao se posicionar e não baixar a cabeça para ninguém, Domitila é arrogante? Por que Ricardo é maldoso, podre? Por que Tina é agressiva? Por que Cezar é opressor? Por que Fred Nicácio é urubu de luto? Na madrugada desta terça-feira (21), em papo com Sarah, a ficha de Aline Wirley caiu com a delicadeza de uma bola de boliche numa loja de cristais. Só há pretos no Fundo do Mar. Por quê?
Ao indicar Domitila ao paredão, Bruna Griphao ficou incomodada ao ouvir da rival que estava ali para agradar ao Brasil, e não à atriz. O que Bruna esperava em troca, que Domi a agradecesse, beijasse a sua mão e fizesse um jantar em concordância com a sua decisão? Falta empatia.
No início da temporada, cada brother começou o jogo sabendo que só um sairia vencedor, logo, teria que superar 21 concorrentes. Domitila, porém, deu o azar de ter um adversário a mais, a 22ª participante: Sonia Abrão. Seja em suas redes sociais, seja no A Tarde é Sua, a apresentadora não economiza na acidez ao se referir à Miss Alemanha. Semana passada, inclusive, revoltou a web ao adotar um tom de voz mais calmo e doce ao abordar as eliminações de Guimê e Sapato, enquanto esbravejou ao dizer que Domi era cúmplice do lutador de MMA, e merecia ser expulsa também. Bizarro.
De início apagado, Domitila Barros se apresenta hoje como forte concorrente a, pelo menos, o Top 3. O protagonismo no Big Brother Brasil é para poucos. Nem sempre quem ganha, é quem vence. Mas às vezes isso acaba convergindo, para a revolta de muitos dentro e fora da casa. Deixa a preta brilhar!
João Paulo Dell Santo consome TV e a leva a sério desde que se entende por gente. Em 2009 transformou esse prazer em ofício e o exerceu em alguns sites. No RD1, já foi colunista, editor-chefe, diretor de redação e desde 2015 voltou a chefiar a equipe. Pode ser encontrado nas redes sociais através do @jpdellsanto ou pelo email [email protected].