A Globo deu início a uma reformulação em sua estrutura e, logo de cara, demitiu cinco repórteres em um único dia.
VEJA ESSA
A primeira leva de desligamentos aconteceu com os profissionais da editoria Rio, com nomes que são mais famosos e possuem salários mais altos na casa. O passaralho foi noticiado em primeira mão pelo site TV Pop e confirmado pelo RD1.
Eduardo Tchao, Flávia Jannuzzi, Marcelo Canellas, Mônica Sanches e Luciana Osório, além do diretor artístico do Fantástico, Jorge Espírito Santo, encabeçam a lista, juntamente com produtores e editores que também tinham muito tempo de empresa e recebiam pagamentos acima da média do mercado, como Elza Gimenes, Alba Valéria Mendonça, Arthur Guimarães, Marcos Serra Lima e Rodrigo Melo.
Os cortes não são os únicos e fontes dão conta de que outras demissões devem acontecer. Segundo o TV Pop, a ideia do canal carioca é fazer o mesmo que a GloboNews, dando oportunidade para profissionais mais jovens e que possuem mais disposição para conseguir os furos de reportagem.
A Globo ainda tentou desligar o repórter Carlos de Lannoy, que está no canal desde 1997, mas acabou voltando atrás. Isso porque o setor de Recursos Humanos alertou a diretoria que a demissão do profissional poderia causar problemas na esfera trabalhista.
Outros nomes devem ser cortados em outras praças. A previsão é que as sedes de São Paulo, Brasília, Recife e Belo Horizonte também sejam afetadas. Na capital pernambucana, a diretora de Jornalismo Jô Mazzarolo foi a primeira.
Globo se posiciona sobre desligamentos
Em comunicado, a emissora afirmou que seus resultados refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios.
A Globo ainda reforçou o processo de transformação dos últimos anos, seguindo um alinhamento à estratégia e mantendo a “disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento”.
Confira a nota na íntegra:
“A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução. Seus resultados refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento”.
Guinho Santos é formado em Jornalismo e escreve sobre o universo das celebridades há dez anos. Reality show, bastidores da TV e novelas também são seus pontos fortes. Além disso, possui experiência como Social Media e apresentador. Seu canal na web é através do Instagram @guinhosantos__.