Manoel Soares toma atitude ao flagrar suposto caso de racismo em voo

Manoel Soares

Manoel Soares apontou racismo em caso polêmico (Imagem: Reprodução / Globo)

Manoel Soares usou as suas redes sociais para denunciar, nesta sexta-feira (29), um possível caso de racista que flagrou em voo. O apresentador da Globo compartilhou um vídeo em que uma mulher negra foi retirada de uma aeronave da empresa GOL antes da decolagem em Salvador (BA) rumo a São Paulo (SP).

Além da gravação, o famoso compartilhou um texto em que explicou tudo o que viu no voo e demonstrou a sua revolta: “Voo 1575 de Salvador para São Paulo. Samantha ainda está, até esta postagem, detida no aeroporto e não sabe o porque. GOL, qual explicação para uma atitude dessas? Esperamos que não seja o que parece”.

No vídeo, a mulher em questão, que ficou detida no aeroporto, apareceu expondo aos demais passageiros o ocorrido pouco antes de ser retirada da aeronave por agentes da Polícia Federal.

Segundo informações do jornal O Globo, a mulher negra foi expulsa sob a justificativa de “ameaça à segurança do voo”. Isso ocorreu porque, de acordo com o relato de passageiros, a aeronave estava cheia e ela acabou tendo dificuldade para conseguir um lugar para guardar sua mochila.

A tripulação teria ordenado que ela despachasse a bolsa, mas a passageira rejeitou a ordem dizendo que carregava um notebook que poderia ser danificado no compartimento de carga. O impasse fez com que a decolagem atrasasse, mesmo depois dela ter conseguido acomodar as suas coisas.

Jornalista cita atitude de Manoel Soares

A jornalista Elaine Hazin, que estava a bordo do voo, foi quem publicou o vídeo e contou a situação nas redes sociais. No entanto, o caso ganhou grande repercussão após as imagens serem compartilhadas pelo apresentador do Encontro.

Elaine disse, inclusive, que a mulher vítima do ato da tripulação da GOL recebeu o suporte de Manoel Soares.

“Graças ao meu amigo Manoel Soares, Samantha não ficou só e teve o apoio de dois advogados. Mas está história não termina aqui, queremos justiça e respeito para todos, queremos que a Gol, este comandante e a tripulação (especialmente um homem chamado Erick) paguem por este crime e os policiais também respondam por tamanha violência”, disse Elaine.

Em nota, a GOL confirmou que a mulher foi expulsa do voo porque se negou a despachar a bagagem de mão e que lamentou o caso. A empresa também disse que busca “formas de evitar o ocorrido e oferecer a melhor experiência” aos seus passageiros e está apurando os detalhes do caso.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]