Octávio Guedes voltou a causar com comentário na GloboNews, nesta quinta-feira (18). Depois de disparar contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o jornalista “enquadrou” Deltan Dallagnol, que teve mandato cassado nesta semana.
VEJA ESSA
Durante uma entrevista ao vivo com o político, o comentarista surpreendeu e citou o livro do próprio convidado para fazer uma pergunta ao agora ex-deputado federal.
Tudo aconteceu quando Octávio Guedes lembrou que uma das críticas feitas ao ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta semana, é de que ele teria feito uma “inferência” em seu voto como relator.
“Que ele construiu uma inferência de que as investigações a que o senhor responderia iam virar processos disciplinares, que resultaram em punição, e que sua exoneração era para fugir disso. Então são uma inferência”, destacou o jornalista.
O contratado da GloboNews, então, citou o livro de Dallagnol e o encurralou: “O livro diz o seguinte: ‘o melhor instrumento disponível da análise probatória, hoje, é a inferência para melhor explicação’. A minha pergunta é, você acredita que provou do próprio veneno?”.
Críticas feitas ao voto de Benedito Gonçalves sobre cassação de Deltan são que o ministro construiu uma inferência. Em livro, Dallagnol diz que o melhor instrumento da análise probatória é a inferência. @octavio_guedes então pergunta se ele “provou do próprio veneno”. Confira.… pic.twitter.com/yE60vTi3nK
— GloboNews (@GloboNews) May 18, 2023
Convidado reage à pergunta inesperada na GloboNews
Ao vivo, Deltan negou que teria provado do próprio veneno, como questionou Octávio. O ex-procurador da Lava Jato destacou que, para ele, toda prova é uma inferência.
O ex-deputado, então, disse que Benedito Gonçalves, porém, teria feito quatro suposições: “A primeira é de que reclamações, que a imensa maioria é arquivada, se converteriam em processos disciplinar”.
Outra de que algum processo disciplinar iria se converter em condenação. Uma terceira salientando de que alguma condenação seria por demissão. Enquanto a quarta é a de que Deltan havia antecipado a sua saída do Ministério Público.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]