O governo de Jair Bolsonaro, encerrado em dezembro passado, não parou com a mamata para os famosos brasileiros. Distante dos nomes da Globo, o antigo mandatário do país autorizou cachês altos para influenciadores pró-direita, como Andressa Suita, esposa de Gusttavo Lima.
VEJA ESSA
Por sete publicações no stories do Instagram, Andressa recebeu do Governo Bolsonaro R$ 70 mil. A influenciadora foi convidada para uma campanha de enfrentamento à violência contra a mulher, em 2019, segundo Guilherme Amado, do Metrópoles.
Ao todo, três publicações foram feitas no dia 25 de novembro daquele ano. Os outros quatro stories foram produzidos no mesmo mês, nos dias 27 e 30. Em 24 horas após as postagens, as publicações saíram do ar.
Ainda de acordo com a reportagem, a contratação de Andressa Suita apareceu numa tabela obtida pela Lei de Acesso à Informação. A Secretaria de Comunicação Social (Secom) informou que o desenvolvimento da campanha, bem como as negociações, são diferentes para cada ação.
Secom explica escolha de Andressa Suita para propaganda realizada há quatro anos
No informe, a escolha pela companheira de Gusttavo Lima foi explicada pela mesma ser uma celebridade de alcance dentro do público adulto e por ser uma referência de mãe e mulher, com bom diálogo nas redes sociais.
Naquele período, Andressa, que tomou uma atitude surpreende com o marido nas redes, tinha 6,9 milhões de seguidores, contra 15,3 milhões atualmente. Na eleição do ano passado, Suita declarou voto no ex-presidente Jair Bolsonaro.
No primeiro turno da eleição, a famosa trocou a foto de perfil por uma foto com as cores da bandeira do Brasil e frase religiosa. Contra as críticas, a influencer bloqueou os comentários das suas publicações.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].