Censura a Bruno Gagliasso em novela da Globo revoltou o ator e escondeu momento inédito na TV

Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro

Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro viveram um casal gay emblemático em América (Imagem: Divulgação / Globo)

Com uma repercussão gigantesca e audiência no mesmo patamar, América abrilhantou o horário nobre da Globo em 2005. Apesar de tramas interessantes como a imigração para os Estados Unidos, a novela também ficou marcada pela censura a uma cena de Bruno Gagliasso.

Com todo o clima de rodeio, Neuta (Eliane Giardini) vivia em função da memória do marido falecido, até se entregar ao romance com o peão Dinho (Murilo Rosa).

A distração da matriarca da família não fez ela notar que Júnior, personagem interpretado por Gagliasso, era gay e sofria toda a repressão, principalmente ao se apaixonar por Zeca (Erom Cordeiro).

O casal homoafetivo iria enfim dar um beijo, no último capítulo da história de Gloria Perez, mas a direção resolveu vetar a cena horas antes da exibição, causando uma frustração rural.

Embora o primeiro beijo — na boca — entre homens na TV tenha sido em 1990, na Manchete, protagonizado entre Daniel Barcellos e Raí Alves na série Mãe de Santo, Bruno e Erom tiveram a chance de serem os pioneiros em novelas.

A oportunidade veio para Thiago Fragoso e Mateus Solano em 2014, na novela Amor à Vida, na Globo.

Relembre:

Bruno Gagliasso, Erom Cordeiro e Gloria Perez comentam corte em América

Em 2015, ao receber o troféu de melhor ator de série e minissérie, por Dupla Identidade, no Prêmio Contigo! de TV, o marido de Giovanna Ewbank confessou a frustração pelo corte, que nem foi comunicado aos atores:

Fiquei muito triste na época. Depois vi o Mateus Solano e torci tanto, sabia que era um grande passo que o Brasil ia dar, e deu”, declarou Bruno Gagliasso.

Glória Perez, em entrevista à Rádio FM O Dia, falou da pressão do público mais conservador e revelou que o veto veio após a cena — gravada sete vezes — ser exibida para os executivos da Globo:

Eu vi uma ansiedade muito grande das pessoas na rua que queriam que aquilo acontecesse. Não era um beijo que acontecia do nada, tinha toda uma história entre aquelas duas pessoas”.

Erom Cordeiro, que é gay na vida real, também expôs a decepção, em conversa com Heloisa Tolipan: “Estávamos levando uma discussão importante para uma novela das 9, tinha um ibope gigantesco”.

Matheus Henrique Menezes
Escrito por

Matheus Henrique Menezes

Oficialmente redator desde 2017. Experiências como editor e social media. Já escrevi sobre famosos, TV, novelas, música, reality show, política e pauta LGBTQIA+. Vídeos complementares no YouTube, no canal Benzatheus.