Justiça toma decisão após SBT pedir liminar para encerrar acordo com a TV Tribuna

SBT

SBT consegue liminar e se livra de afiliada no Espírito Santo após firmar acordo com nova parceira na região (Imagem: Reprodução / SBT)

Nesta sexta-feira (14), a Justiça de Pernambuco suspendeu de forma imediata o contrato do SBT com a Rede Tribuna, afiliada do canal de Silvio Santos há 38 anos. O contrato se encerrou no último dia 1º, mas uma liminar do Grupo João Santos adiou o rompimento.

O desembargador Cândido Saraiva de Moraes acatou o pedido da emissora de confirmar a não renovação do contrato. O resultado veio à tona depois de uma tentativa frustrada da emissora de São Paulo numa liminar no Tribunal paulista.

O magistrado entendeu que a obrigação de continuidade do acordo entre os canais “configuraria ingerência indevida do Poder Judiciário a limitar a autonomia da vontade e a liberdade contratual das partes envolvidas”.

Na sentença, Moraes determinou a imediata suspensão do contrato de afiliação entre as partes, enquanto perdure tal entendimento ou até o julgamento do mérito recursal, segundo informações de A Gazeta.

SBT tem contrato com nova afiliada firmado em meio ao processo de separação com a TV Tribuna

No início do ano, depois de informar o não interesse na renovação do vínculo com a Rede Tribuna, o SBT fechou com outro grupo empresarial do Espírito Santo, a Rede Sim. O Grupo João Santos rechaçou a possibilidade.

A diretoria do canal da família Abravanel definiu uma parceria por cinco anos com a nova afiliada. No documento do processo, a emissora explicou que a Rede Tribuna que não tinha interesse numa manutenção do contrato.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].