SBT acaba na mira da Justiça após propagar fake news em caso de roubo milionário

SBT

SBT enfrenta problema sério na Justiça após apontar inocente como parte de roubo milionário em São Paulo (Imagem: Reprodução / SBT)

Uma notícia veiculada no Primeiro Impacto no início deste ano gerou um processo complicado contra o SBT. A Justiça condenou o canal a pagar R$ 50 mil a um motoboy alvo de uma matéria equivocada.

Em 31 de março, a emissora de Silvio Santos exibiu uma matéria sobre a identificação, por parte da polícia, de mais um ladrão numa investigação sobre um roubo milionário na casa de um advogado de São Paulo.

No crime, bandidos arrecadaram R$ 1,2 milhão em joias e equipamentos eletrônicos. O SBT divulgou a imagem de um motoboy, que havia feito uma entrega na rua do crime, como se ele fosse integrante da quadrilha. O erro provocou a ação judicial.

Na narração da notícia, Dudu Camargo, que saiu do SBT há algumas semanas, afirmou que o profissional se fingiu de entregador, só monitorando a rua antes do crime. O vídeo foi anexado ao processo. O rapaz, inocente, não estava nem mesmo entre os investigados.

SBT tenta se defender, mas é condenado pela Justiça após erro em matéria do Primeiro Impacto

O juiz Christopher Roisin destacou na sentença que o homem era inocente. O advogado do motociclista apontou que seu cliente desenvolveu desequilíbrio emocional por conta do equívoco.

A defesa do canal promoveu um argumento básico e disse que a reportagem se limitou a transmitir a informação, não havendo excesso no teor da veiculação da matéria. Falou ainda que a imagem exibida, pela qualidade, não permitiria a identificação do motoboy.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].