Rafa Brites publicou um vídeo no Instagram para se desculpar pelo uso de uma expressão capacitista.
VEJA ESSA
A apresentadora explicou que algumas horas antes tinha publicado um reels sobre amizade, mas acabou usando a palavra “mancada”, termo que deprecia pessoas com deficiência.
“Mais do que estar assustada pelo meu erro — porque estou muito brava comigo mesma —, eu estou assustada, porque só recebi um comentário sobre ele, e uma amiga que me chamou no WhatsApp, e foi só assim que eu percebi”, disse.
“Eu sei que muita gente vai falar que isso é ‘mimimi’, que você não teve a intenção, mas não é ‘mimimi’. Se eu estou ofendendo alguém, por que eu não mudo essa expressão?”, indagou.
Brites declarou que enquanto as pessoas não mudarem a forma como verbalizam as coisas, o mundo não vai mudar.
“Primeiro gostaria de me desculpar, segundo, quero agradecer à minha amiga Paty, por me alertar. Achei muito importante vir aqui […] Não quero mais repetir e gostaria que você também não repetisse aí, tá bom? Obrigada”, completou.
Rafa Brites deixa alerta para internautas
No post, a influenciadora digital falou diversas outras expressões que devem ser retiradas do dia dia por serem capacitistas.
Alguns exemplos foram: “fingir demência”, “dar uma de João sem braço”, “tá cego?”, “tá surdo?”, “cego de raiva”, “cego de amor” e “para de ser retardado”.
Nos comentários, alguns internautas elogiaram Rafa pelo conteúdo, mas outros acharam um exagero.
Cabe lembrar que recentemente Brites passou por uma cirurgia de explante de silicone, algo que desejava há algum tempo.
Ver essa foto no Instagram
Caroline Bittencourt é jornalista, pós-graduada em Comunicação e Design Digital. Atua como redatora e produtora de conteúdo para as redes sociais. Colabora com o RD1 desde 2018. É especialista das editorias de Famosos, Moda e Televisão. Ama viajar, seja chegando em um novo destino ou em frente à TV assistindo uma boa série.