Justiça diz que Globo usou música plagiada por anos e toma decisão

Globo Futebol

Música para divulgar o futebol na Globo virou motivo de uma grande polêmica (Imagem: Reprodução / Globo)

A Globo acabou se envolvendo em mais uma situação complicada na Justiça e uma decisão foi tomada. Um processo foi aberto alegando que a emissora usou por muitos anos uma música plagiada.

Segundo informações do colunista Ricardo Feltrin, o juiz do caso concordou com a acusação. A canção havia sido tema de jogos de futebol e também de alguns anúncios publicitários sobre o esporte desde os anos 80 até 2006.

José Hareton Salvanini, autor da música e funcionário da emissora, faleceu naquele ano. Por outro lado, o profissional não havia registrado a mesma e a deixou no acervo da empresa.

O grande problema é que um outro compositor da casa tomou uma decisão polêmica. Aluísio Didier alterou o arranjo da canção e a registrou em seu nome.

Em 2016, os filhos do autor já falecido ficaram sabendo do caso e resolveram entrar na Justiça. Por isso, o segundo profissional admitiu que errou nessa questão.

Globo tomou decisão surpreendente após descobrir a acusação de plágio

Logo quando a situação ficou tensa, Aluísio Didier fez um acordo direto com os herdeiros. Por isso, chegou a devolver parte dos direitos que recebeu pela música e foi demitido da Globo, mas nunca se manifestou sobre o assunto.

A emissora teria sido alertada em dezembro de 2016, quando escolheu mudar todas as vinhetas do esporte em 2017. Ainda assim, a Justiça afirma que houve mesmo o plágio, mas não concedeu indenização.

Segundo o responsável pelo processo, os prazos acabaram prescrevendo. O advogado dos filhos do maestro escolheu recorrer, até porque acredita que cabe um pagamento pela situação causada.

Henrique Carlos
Escrito por

Henrique Carlos

Apaixonado por Televisão, Cinema e especialista em Novelas, desde 2009 trabalha com a internet. Escreve também sobre Audiências da TV. Já passou por grandes veículos de comunicação e teve experiência no rádio. Atualmente estuda para continuar crescendo na área e pode ser acompanhado através do perfil @henriquethe2 no Twitter.