Urgente! Choquei volta a se manifestar, admite fake news e fala de investigação sobre morte de jovem
O perfil Choquei lamentou a morte de Jéssica Canedo em mais uma nota oficial. Nesta quinta-feira (28). O fotógrafo Raphael Sousa, responsável pela página, prestou depoimento à Polícia Civil de Minas Gerais.
VEJA ESSA
Inicialmente, a Choquei informou que em sinal de respeito ao trágico acontecimento, as redes “estavam paralisadas até esse momento”. Sobre a ida de Raphael até a polícia, o comunicado esclareceu que foram fornecidas “provas sobre o fato gerador da notícia falsa”.
O estafe de Sousa, que em nenhum momento foi citado pela Globo, argumentou que a publicação original partiu de outro perfil e que foi republicada. “Foram disponibilizadas imagens de diálogos que mostram procedimentos adotados assim que falsidade foi descoberta”, acrescentou.
A nota encerrou com um novo pedido de desculpas para a família de Jéssica Canedo. “A Choquei está à disposição para contribuir com órgãos de investigação, assim como colaborar para o aprimoramento do setor de notícias online”, finalizou.
Morte de Jéssica Canedo completa 6 dias
Jéssica Canedo foi mais uma vítima de notícias falsas na internet. A jovem apareceu em conversas montadas com Whindersson Nunes. As mensagens mentirosas foram divulgadas em perfis de fofocas, como a Choquei.
A página foi quem mais deu visibilidade para a mentira. O influenciador chegou a dizer numa postagem que estavam usando a imagem de Jéssica de forma equivocada.
A mãe da jovem confirmou o falecimento pelas redes. A Polícia Civil de Minas Gerais disse que a morte ocorre na sexta-feira (22). O corpo foi encaminhado para exames e perícia.
Confira:
[Alerta! Caso você tenha pensamentos suicidas, procure ajuda especializada como o CVV e os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente.]
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].