Juliana Paes detalha processo para viver Jacutinga em Renascer e admite: “Recebi o convite com surpresa”

Juliana Paes em Renascer
Juliana Paes vive Jacutinga no remake de Renascer (Imagem: Divulgação / Globo)

Juliana Paes foi pega no susto ao ser convocada para interpretar Jacutinga no remake de Renascer, que estreia nesta segunda-feira (22).

A atriz revelou que não esperava o convite para a trama de Bruno Luperi justamente para viver um personagem tão potente para a história, responsável por impulsionar a vida do protagonista José Inocêncio (Humberto Carrão / Marcos Palmeira).

Em entrevista ao Canal Extra, do jornal Extra, a artista admitiu que pensou que tinha algo de errado com a escalação, mas entendeu que tinha uma nova proposta para a personagem na releitura.

Ela vai ter uma grande passagem de tempo, um arco dramático muito diferente da primeira versão. E muitas outras coisas me animaram“, justificou.

Paes disse que a trama, exibida originalmente em 1993, tem um lugar cativo em seu coração e faz parte de sua memória afetiva. Outra situação que lhe deixou a vontade para fazer parte da história foi justamente o texto da personagem.

Nessa releitura, ela veio com a tarefa de fazer a Maria Santa (Duda Santos) entender o que é o feminino. Elas diz coisas que eu gostaria de ter dito pra mim mesma há 20 anos“, justificou.

De acordo com a queridinha da Globo, as falas da cafetina são de uma mulher que sabe de si, do que pode e é tudo feito com muita poesia, um jeito bonito, mas sem uma didática perfeita.

A famosa explicou ainda que seu papel reforça que o homem pode ser marido, mas não é dono da mulher e que Jacutinga é a principal responsável por transformar a vida de Maria Santa que não sabia de nada.

A veterana reforçou que a dona da casa das moças aprendeu tudo pela dor, pelas perdas e pela solidão, já que enfrentou muita coisa ao longo dos seus 40 e poucos anos, além de ser muito acolhedora, mas sem deixar que os poderosos coronéis pisem em sua cabeça.

Juliana Paes fala sobre mudanças de personagem em Renascer

Questionada sobre como é viver uma personagem que foi feita por Fernanda Montenegro, Juliana disse que as comparações sempre vão existir quando se trata de uma releitura, mas o público já precisa entender que a sua Jacutinga chega bem diferente neste momento.

É óbvio que fico com medo. Chego para gravar com aquela insegurança. Penso: ‘Eu sou um blefe!’. Mas ao mesmo tempo me sinto lisonjeada por ter sido chamada. O que já foi feito com perfeição não dá para tentar copiar. Seria um desrespeito“, confessou. 

Por conta disso, a atriz acrescentou que tratou de reinventar o papel agora e, desta forma, homenageia o que já foi feito pela veterana.

Guinho Santos
Escrito por

Guinho Santos

Guinho Santos é formado em Jornalismo e escreve sobre o universo das celebridades há dez anos. Reality show, bastidores da TV e novelas também são seus pontos fortes. Além disso, possui experiência como Social Media e apresentador. Seu canal na web é através do Instagram @guinhosantos__.