A Globo foi o principal alvo de voluntários do Rio Grande do Sul que caíram em fake news criadas por bolsonaristas nas redes sociais. Na tarde deste sábado (11), uma equipe da RBS TV, afiliada da emissora na região, caiu numa armadilha.
Tudo começou quando o repórter iniciou uma entrevista ao vivo com o representante de um abrigo. O assunto era o reencontro de pelo menos 500 animais com os seus respectivos donos.
Durante a conversa, o cinegrafista entrou no abrigo e filmou os voluntários no trabalho. Um deles pediu a atenção de todos e, como o regente de uma orquestra, falou para todo mundo parar o serviço e gritar palavras de ordem contra a emissora carioca.
Até o entrevista ficou sem palavras diante da tensão. “Globo lixo, Globo lixo, Globo lixo!”, exaltou. O repórter devolveu para o âncora do telejornal Jornal do Almoço imediatamente. O vídeo viralizou nas redes sociais e engrossou a lista de ataques contra a imprensa na cobertura da tragédia no RS.
Globo foi alvo de ataques, inclusive com William Bonner como vítima
Nesta semana, com os principais nomes do jornalismo da Globo no Rio Grande do Sul, não faltou vídeo de reclamações e críticas acima do comum contra os profissionais. William Bonner foi um deles, que tem sido obrigado a andar com seguranças pelo Rio Grande do Sul.
No vídeo que o âncora do Jornal Nacional foi alvo, um bolsonarista reclamou da ausência do canal no início das chuvas. Ele disse que Janja da Silva, a primeira-dama, e a própria Globo, estavam focados no show de Madonna. A esposa do presidente Lula (PT) não esteve no evento.
Confira:
🚨🚨GRAVE: Voluntários atacam repórter da RBS TV, afiliada da TV Globo no Rio Grande do Sul. #JornalDoAlmoço #RioGrandeDoSul pic.twitter.com/mVFH76qwIa
— Brenno Moura (@brenno__moura) May 11, 2024
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].