A Globo tem uma preocupação muito grande com o remake de Renascer. Por mais que ninguém da emissora tenha autorização para falar a respeito, todos estão apreensivos diante da falta de rendimento da principal novela da programação.
Mesmo com as mudanças no roteiro, inclusive com cenas que jamais foram exibidas na versão de 1993, como o embate de Buba (Gabriela Medeiros) com os pais após a transição de gênero, a audiência não corresponde.
O curioso é que Record e SBT estão no mesmo patamar no Ibope, o que leva a crer que o horário nobre da TV aberta está pouco atrativo para o telespectador.
A novela de valor milionário só termina em setembro e até lá a emissora da família Marinho promete exibir mais 90 capítulos. Segundo apurado pelo RD1, com 197 exibidos até aqui, Renascer soma apenas 25,5 pontos de média. O melhor resultado é 28,0 pontos do capítulo de 16 de abril.
Até o momento, os 30 pontos de audiência, meta principal colocada pela direção, está longe de ser alcançada. O canal avalia um roteiro mais dinâmico para tentar atrair o público de casa, mas as primeiras mexidas estão longe do resultado esperado.
Terra e Paixão tem mais audiência que Renascer
A última semana completa no ar, a 17ª, tem 25,2 pontos de média, número muito próximo do recorde negativo, de 24,8 pontos.
Renascer tem praticamente três meses para reverter a má fase do prime time da Globo. Nos bastidores, uma ala do canal entende que a onda de remakes tem provocado certo desgaste.
Paralelo a isso, Terra e Paixão, a antecessora no horário, tem como média geral 26,6 pontos. A título de comparação, a 17ª semana da novela de Walcyr Carrasco somou 26,3 pontos de média.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].