Morreu na noite de terça-feira (13), em São Paulo, o ex-diretor-geral da Globo Octávio Frioli Florisbal, aos 84 anos. O ex-chefão da emissora atuou por mais de três décadas na empresa.
A informação do falecimento foi confirmada pelo jornal O Globo, que destacou que o velório será realizado na tarde desta quarta, no cemitério do Morumbi. A causa da morte não foi revelada.
Octávio nasceu em São Paulo, no dia 20 de maio de 1940. Ele é filho de uma dona de casa e de um avicultor. Aos 15 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar. Formou-se em Comunicação e marketing pela ESPM e fez cursos de especialização nos Estados Unidos.
A carreira de Octávio Florisbal e ida à Globo
Octávio Florisbal trabalhou com publicidade em agências como J. Walter Thompson e também passou pela Norton Publicidade e pela Lintas Internacional.
Nos anos 1970, o ex-chefe da Globo foi um dos fundadores e primeiro presidente do Grupo de Mídia de São Paulo, uma entidade voltada para pesquisa de audiência.
A emissora carioca estava trabalhando na estruturação do departamento de marketing, em 1982, e contou com Octávio Florisbal na sua liderança.
Segundo o site Memória Globo, o objetivo era criar “um canal de comunicação permanente entre a área comercial e as áreas de programação, criação, produção e jornalismo. Pretendia-se também estabelecer uma relação mais técnica entre a Globo, as agências e os anunciantes”.
Florisbal esteve à frente da Central Globo de Marketing até 1991, quando se tornou superintendente comercial. Em setembro de 2002, ele assumiu a diretoria-geral da TV Globo e ocupou a cadeira de diretor-geral juntamente com a de superintendente comercial por dois anos. A efetivação no cargo principal da emissora aconteceu em outubro de 2004.
“Quando eu assumi, interinamente e depois de forma definitiva, procurei consolidar esse processo, que é ter na TV Globo uma gestão em que a gente tenha um planejamento estratégico, objetivos estratégicos, em que as diversas áreas, seus diretores e as equipes participam efetivamente desse processo, são permanentemente comunicados, estimulados, para alcançar e superar os resultados”, comentou Memória Globo.
Florisbal deixou a direção-geral em dezembro de 2012. De 2013 a 2017, esteve no assento no conselho de administração das Organizações Globo.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]