Ao vivo no Jornal Nacional, na Globo, Renata Vasconcellos revelou uma ação por parte da Receita Federal para proteger o CPF dos contribuintes de golpistas.
O telejornal mais visto do país deu o exemplo de Ana Beatriz Peixoto, brasileira que descobriu uma empresa no nome dela. Em 2023, golpistas fizeram empréstimos e até alugaram um imóvel usando o CPF da aposentada.
JN informa aumento de irregularidades com CPFs
A Globo informou que o número de empresas abertas com CPFs fraudados aumentou em 30% em 2023 se comparada com 2022. Em 2024, a Receita identificou média diária de 15 empresas criadas de forma irregular.
O canal explicou que os dados estavam desprotegidos na web. “Com o CPF furtado, o criminoso cria um CNPJ fraudulento e consegue abrir contas em bancos, pegar empréstimos em nome da falsa empresa”, expôs.
Renata Vasconcellos revela ação da Receita contra golpistas
O JN explicou que a Receita Federal lançou um recuro para blindar o CPF das fraudes e deu o passo a passo para a utilização do novo recurso: acessar o site do Governo Federal, entrar na aba “Serviços e Informações do Brasil”, depois “Empresas e Negócios”, “Redesim” e “Proteger meu CPF”.
A emissora da família Marinho lembrou da importância do acesso via conta gov.br e reforçou o cuidado com os dados na internet.
“Nesse universo digital, é importante que o cidadão entenda que seus dados sensíveis precisam de proteção”, disse Henrique Silva Freire, advogado, ao telejornal da Globo.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].