O remake de Renascer foi uma grande surpresa para a Globo em várias questões, e sua reta final provou que a audiência da trama ficou abaixo do esperado. A novela de Bruno Luperi deverá encerrar sua exibição com 26 pontos de média na Grande São Paulo.
Essa é a principal praça para o mercado de televisão no Brasil, e os resultados foram inesperados. Segundo informações do F5, da Folha de S. Paulo, a produção conseguiu se igualar aos números de Terra e Paixão (2023), de Walcyr Carrasco.
A novela anterior também tinha uma história rural e ficou apenas dois pontos acima dos 24 de média alcançados por Travessia. O folhetim de Gloria Perez foi considerado um dos grandes fracassos do horário nobre da Globo, ficando abaixo do esperado.
Mesmo que haja uma melhora impressionante nos últimos capítulos, é improvável que a novela ultrapasse essa média. Nos últimos anos, a Globo tem se esforçado para que suas novelas das nove voltem a atingir os 30 pontos.
Executivos da Globo reconhecem que o remake de Renascer não foi ao ar em um bom momento
A direção de teledramaturgia já teria reconhecido internamente que esse não foi o melhor momento para levar a produção ao ar. As produções anteriores podem ter feito o público se cansar um pouco, o que impediu o crescimento de Renascer.
Mesmo com números considerados razoáveis, a novela ainda teve uma conquista impressionante. O folhetim foi um enorme sucesso comercial, tornando-se a novela das nove com a maior arrecadação publicitária da emissora.
Por conta do jogo da seleção brasileira pelas eliminatórias da Copa do Mundo, Renascer terá seu último capítulo um pouco mais curto na próxima sexta-feira (6). Na segunda-feira (9), a novela será substituída por Mania de Você, de João Emanuel Carneiro.
Apaixonado por Televisão, Cinema e especialista em Novelas, desde 2009 trabalha com a internet. Escreve também sobre Audiências da TV. Já passou por grandes veículos de comunicação e teve experiência no rádio. Atualmente estuda para continuar crescendo na área e pode ser acompanhado através do perfil @henriquethe2 no Twitter.