O Governo Lula iniciou conversas para a restauração do Horário de Verão no final deste ano, depois de 5 anos desde a suspensão pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A última vez que a medida foi tomada, a programação da TV, em especial da Globo, mudou drasticamente.
O Horário de Verão foi instituído pela primeira vez em 2008, no 2º mandato do presidente Lula, e alterado pela primeira vez em 2017, com início no 1º domingo de novembro e fim no 3º domingo de fevereiro.
A medida voltou a ser pauta no Palácio do Planalto em busca de mais economia na energia elétrica, mas questões comerciais também estão sendo levadas em consideração.
Globo, Record, SBT, Band, RedeTV! e os demais canais de TV entraram em modo de espera em relação ao projeto, principalmente pelas questões envolvendo a produção de novas atrações e suas exibições.
O último Horário de Verão provocou bagunça na grade da Globo
Na última vez que o Horário de Verão foi autorizado pelo Governo Federal, de novembro de 2018 até fevereiro de 2019, a Globo apresentou três divisões da chamada “rede fuso”.
Estados com 1 hora a menos, como Maranhão, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Pará, Amapá, Sergipe, Alagoas, Bahia, Ceará e Tocantins, a novela das 19h foi ao ar depois do JN, que começava às 19h30.
Aos domingos, a grade dos estados foi adiantada em uma hora. A primeira rede fuso foi usada por 12 dos 16 estados que não seguiram as programações das principais praças, como São Paulo e Rio de Janeiro.
A segunda rede fuso ficou com duas horas a menos, em Rondônia, Amazonas e Roraima, com as mudanças mais significativas nas quartas, com futebol após o JN e a novela das 21h após o confronto entre times.
A novela das 19h era exibida às 18h30, depois do telejornal local. A Temperatura Máxima, aos domingos, entrava no ar depois da rodada do Campeonato Brasileiro.
A terceira rede fuso era exclusiva do Acre, com três horas a menos em relação ao Horário de Brasília. Por lá, o Jornal Nacional era exibido às 17h30 nas quartas de futebol.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].