Criança ainda assiste TV? O que A Caverna Encantada no SBT nos ensina sobre a audiência?

O SBT está muito preocupado com os índices de audiência de A Caverna Encantada e a direção já não esconde a preocupação. A meta é recuperar o público infantil que atualmente vive no streaming, mas como?

A Caverna Encantada
A Caverna Encantada é a atual novela infantil exibida todas as noites pelo SBT (Imagem: Divulgação / SBT)

Com 4,3 pontos de média geral após 9 semanas no ar, A Caverna Encantada está atrás de Força de Mulher, novela turca exibida pela Record. A trama da concorrente tem batido um recorde atrás do outro no Ibope.

A pergunta que o SBT tem feito é como encontrar o público perdido ao longo dos últimos 4 anos. Crianças, adolescentes e jovens acompanham TV, mas as opções são muito maiores na comparação com 2012, quando a emissora apostou no remake de Carrossel, projeto que abriu as portas para a atual era de tramas infantis.

Abaixo, você confere como o SBT assegurou índices históricos de audiência com suas novelas infantis e como a mesma emissora queimou cartuchos quando deveria poupar e pensar no futuro das suas produções.

Carrossel

Carrossel
(Imagem: Reprodução / SBT)

Carrossel estreou no dia 21 de maio de 2012 com 13,0 pontos de audiência. O recorde foi alcançado no segundo capítulo, quando a novela bateu 15,0 pontos.

Ao longo de 62 semanas, a emissora de Silvio Santos (1930-2024) apostou na história das crianças da Escola Mundial e da professora Helena (Rosanne Mulhollan).

Com 14,6 pontos como recorde de média semanal, o remake da produção mexicana encerrou sua primeira passagem pelo SBT com 12,4 pontos de média geral.

Chiquititas

Chiquititas
(Imagem: Divulgação / SBT)

O SBT ficou tão satifeito com o resultado de Carrossel que apostou em outro remake, desta vez de Chiquititas. A trama foi encerrada após 545 capítulos, sendo uma das maiores produções da história da TV.

Lançada no dia 15 de julho de 2013, a novela infantil foi cercada de mistério e confusão envolvendo as órfãos do Orfanato Raio de Luz. 

A trama estreou com 14,0 pontos e teve média geral de 11,0 pontos. A produção ficou no ar por 109 capítulos. Assim como Carrossel, o melhor resultado foi 15,0 pontos no ibope da Grande São Paulo.

Cúmplices de Um Resgate

Cúmplices de Um Resgate
(Imagem: Reprodução / SBT)

Com tanto tempo no ar, Chiquititas deu margem suficiente para o SBT escolher sua substituta e mais uma vez um remake foi definido: Cúmplices de Um Resgate.

A trama sobre as irmãs gêmeas interpretadas por Larissa Manoela entrou em cena no dia 3 de agosto de 2015 e logo de cara consolidou 15,0 pontos de audiência.

A novela oscilou ao longo de 71 semanas entre 10 e 14 pontos de audiência, mas deu susto no SBT quando bateu apnas 5 pontos na semana do Natal. Na média geral, Cúmplices de Um Resgate somou 10,9 pontos.

Carinha de Anjo

Carinha de Anjo
(Imagem: Reprodução / SBT)

As três primeiras produções foram apostas de peso do SBT, assim como Carinha de Anjo, que começou na programação em 21 de novembro de 2016. A expectativa era enorme por melhores índices no Ibope.

Preocupada com a Record, a emissora da família Abravanel teve números melhores com “Carinha” na comparação com Cúmplices de Um Resgate. A estreia rendeu 14,0 pontos de audiência.

Com 15,0 pontos como melhor resultado, Carinha de Anjo acumulou 10,5 de média geral. As 4 produções infantis do SBT chamaram a atenção pelo cuidado com o público infantil, que ainda era fã da TV aberta.

As Aventuras de Poliana

As Aventuras de Poliana
(Imagem: Divulgação / SBT)

A partir da história estrelada por Sophia Valverde, o SBT deixou um pouco de lado os dramas infantis e começou a investir em tramas para o mundo adolescente. As Aventuras de Poliana, que apostou em influenciadores no elenco, começou com 15,0 pontos de média na estreia.

O público se apaixonou de cara pela trama, que chegou aos melhores índices desde que o SBT passou a investir no gênero. Com 17,0 pontos, a novela As Aventuras de Poliana provocou festa na emissora.

Na vontade por mais audiência, o SBT queimou alguns cartuchos perante o público. A mesma trama que começou em alta em maio de 2018, terminou com índices abaixo dos 10 pontos em julho de 2020.

Poliana Moça

Poliana Moça
(Imagem: Reprodução / SBT)

A pandemia de Covid-19 provocou uma série de mudanças no dia a dia dos canais de TV. O SBT demorou para lançar sua primeira novela inédita após a crise sanitária.

Poliana Moça estreou praticamente um ano depois do fim de As Aventuras de Poliana, em março de 2022. O público infantil migrou para o streaming e o canal de São Paulo não teve capacidade de reverter a situação. 

A versão 2.0 da história da menina criada pela tia rendeu 9,0 pontos na estreia e teve média geral de 6,2 pontos. A crítica reprovou a história, que aparentemente foi pensada para tapar um buraco na faixa nobre.

A Infância de Romeu e Julieta

A Infância de Romeu e Julieta
(Imagem: Divulgação / SBT)

O SBT jogou todas as fichas na nova história de Íris Abravanel. A Infância de Romeu e Julieta foi vendida como uma história tão envolvente quanto Carrossel e Chiquititas, mas ninguém comprou a ideia.

Lançada no dia 8 de maio de 2023, A Infância de Romeu e Julieta estreou com 6,0 pontos de média, teve como melhor resultado 7,0 pontos de audiência e média geral de 4,3 pontos.

Ao longo de 67 semanas, o SBT acendeu o alerta vermelho em diversas ocasiões. O público infantil desistiu da obra, que sem história para contar como a trama anterior, andou em círculos. O pior resultado foi 3 pontos.

A Caverna Encantada

A Caverna Encantada
(Imagem: Divulgação / SBT)

A Caverna Encantada deu o pontapé na missão de recuperar o público perdido da faixa nobre do SBT em 29 de julho deste ano, mas até o momento o trabalho não chegou perto do desejado.

A novela estreou na casa dos 4,0 pontos e até o momento não superou a barreira dos 5,0 pontos. Ainda assim, a nova aposta da emissora já alcançou 4,3 pontos de média geral, o mesmo índice da antecessora. 

O SBT não definiu a novela substituta pelo longo caminho que A Caverna Encantada precisa percorrer. Com 9 semanas no ar, o folhetim tem previsão de chegar ao fim após 70 semanas.

Os dados são consolidados pelo Ibope na Grande São Paulo.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].

[grid_popup id=1283489]