Com o encerramento do Campeonato Brasileiro 2024 e o tricampeonato do Botafogo, já sabemos como serão as transmissões da próxima edição da principal competição nacional. Em 2025, o Brasileirão será dividido entre a Globo e a Record, seguindo a lógica da Lei do Mandante e as negociações feitas pelas ligas LIBRA e Liga Forte Futebol (LFU).
Os direitos foram negociados de forma independente por cada bloco, e as partidas serão distribuídas entre as emissoras de acordo com a tabela do torneio.
LIBRA: 171 jogos na Globo
A LIBRA contará com nove equipes na Série A em 2025. O pacote inclui 171 jogos que serão transmitidos pela TV Globo (aberta), SporTV (assinatura) e Premiere (Pay-Per-View).
O contrato prevê um investimento de R$ 1,3 bilhão por ano, com distribuição dos valores de acordo com critérios de igualdade (40%), desempenho esportivo e audiência (60%).
Clubes da LIBRA com direitos na Globo
- Atlético-MG
- Bahia
- Flamengo
- Grêmio
- Palmeiras
- RB Bragantino
- Santos
- São Paulo
- Vitória
As partidas da Globo manterão os horários tradicionais de quarta-feira, às 21h30, e domingo, às 16h.
LFU: 209 jogos na Record, YouTube e Amazon Prime Video
Com onze clubes garantidos na elite em 2025, a LFU terá um pacote de 209 partidas. Os jogos serão exibidos na Record (TV aberta), YouTube (CazéTV) e Amazon Prime Video (streaming pago). Além disso, outros 130 jogos estão disponíveis no mercado e seguem em negociação.
O contrato prevê uma arrecadação de R$ 900 milhões por ano, de acordo com o Máquina do Esporte. As transmissões da Record ocorrerão às quartas-feiras, às 20h, e aos domingos, às 18h30.
Clubes da LFU com direitos na Record, YouTube e Amazon Prime Video:
- Botafogo
- Corinthians
- Ceará
- Cruzeiro
- Fluminense
- Fortaleza
- Internacional
- Juventude
- Mirassol
- Sport
- Vasco da Gama
A divisão evidencia a disputa entre as duas maiores emissoras do país pelo controle do futebol na TV, oferecendo novas opções para os fãs do esporte.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]