Em guerra com a Record, Globo vira alvo de investigação sobre monopólio no futebol

Globo e Record

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) optou pela renovação do inquérito que investiga um suposto monópolio da Globo na compra de direitos de transmissões de campeonatos de futebol no país.

Globo e Record
Em guerra com a Record, Globo vira alvo de investigação de órgão federal (Imagem: Divulgação – Globo – Record / Montagem – RD1)

O órgão ligado ao Governo Federal apontou que “existe robustez em tudo colhido que necessita ser olhado com calma” e por isso renovou o inquérito no último dia 27 de dezembro. A informação é da Folha de S. Paulo.

Com isso, a equipe responsável pelo trabalho ganhou até o mês de março para fechar a investigação que começou em 2021, no auge da guerra entre a rival da Record e o então presidente Jair Bolsonaro (PL).

O Cade enviou 34 ofícios para clubes e para a Warner Bros. Discovery em busca de esclarecimentos sobre possíveis rusgas deles com a emissora líder de audiência. As últimas diligências ocorreram em julho de 2023.

Globo na mira do Cade e em pé de guerra com o Flamengo

Além da gigante do entretenimento, São Paulo, Flamengo, Vasco e Cuiabá foram citados e responderam aos questionamentos do Cade. O time de maior torcida do país disse que foi prejudicado pela TV em 2020.

A Globo já se manifestou sobre o assunto e alegou que nunca praticou o ato e lembrou que os canais concorrentes adquiriram direitos de transmissão de vários campeonatos de futebol.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho é radialista formado e jornalista por profissão, há 12 anos escreve para sites. Está no Grupo Gridmidia como coordenador, redator e repórter. E-mail: [email protected]