O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) optou pela renovação do inquérito que investiga um suposto monópolio da Globo na compra de direitos de transmissões de campeonatos de futebol no país.
O órgão ligado ao Governo Federal apontou que “existe robustez em tudo colhido que necessita ser olhado com calma” e por isso renovou o inquérito no último dia 27 de dezembro. A informação é da Folha de S. Paulo.
Com isso, a equipe responsável pelo trabalho ganhou até o mês de março para fechar a investigação que começou em 2021, no auge da guerra entre a rival da Record e o então presidente Jair Bolsonaro (PL).
O Cade enviou 34 ofícios para clubes e para a Warner Bros. Discovery em busca de esclarecimentos sobre possíveis rusgas deles com a emissora líder de audiência. As últimas diligências ocorreram em julho de 2023.
Globo na mira do Cade e em pé de guerra com o Flamengo
Além da gigante do entretenimento, São Paulo, Flamengo, Vasco e Cuiabá foram citados e responderam aos questionamentos do Cade. O time de maior torcida do país disse que foi prejudicado pela TV em 2020.
A Globo já se manifestou sobre o assunto e alegou que nunca praticou o ato e lembrou que os canais concorrentes adquiriram direitos de transmissão de vários campeonatos de futebol.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].