A Globo está prestes a promover uma mudança significativa em sua grade de programação, especialmente nos horários de exibição das novelas inéditas.

O movimento, que vem sendo discutido nos bastidores da emissora, busca adequar a grade ao novo perfil de consumo do público brasileiro, que, segundo estudos preliminares, passou a dormir mais cedo após a pandemia. A informação foi divulgada pelo Portal LeoDias.
O desempenho de Vale Tudo, atualmente no ar, tem levantado discussões importantes dentro da emissora. Embora a audiência tradicional da novela esteja abaixo do esperado, a Globo comemora o seu desempenho nas mídias digitais e no streaming, onde o público consome o conteúdo de forma cada vez mais fragmentada e sob demanda.
A última vez que isso aconteceu foi em 1992, quando a emissora trocou toda a faixa noturna.
No entanto, esse cenário não elimina o incômodo com os índices obtidos pelo Ibope e pela Kantar na TV aberta.
Mudanças em horários na Globo
Nas reuniões internas, um dos pontos mais debatidos é justamente o horário de exibição das novelas. Ganha força entre os executivos a ideia de antecipar os principais slots da dramaturgia.
Na prática, a novela das nove passaria a ser exibida pontualmente às 21h ou até antes, enquanto a das sete começaria até 19h15 e a das seis, até estourando 18h15.
1. Pantanal (2022)
2. Terra e Paixão (2023)
3. Travessia (2023)
4. Amor Perfeito (2023)
5. Renascer (2024)
A proposta é baseada na percepção de que o brasileiro mudou seus hábitos noturnos. Ainda que não existam dados específicos que correlacionem diretamente o horário de dormir com o consumo de TV, estudos indicam uma crescente preocupação com a qualidade do sono.
Levantamento realizado pela Royal Philips com 13 mil adultos, incluindo brasileiros, revelou que 74% desenvolveram algum problema de sono desde a pandemia, e 50% relataram que o período afetou sua capacidade de dormir bem.
Esse cenário sugere que muitos brasileiros podem estar buscando rotinas mais saudáveis, indo para a cama mais cedo e, consequentemente, deixando de acompanhar programas que terminam tarde da noite.
O Vale a Pena Ver de Novo foi criado em 1979 e já exibiu mais de 60 novelas na faixa da tarde.

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]