SBT arma plano e tenta tirar da Globo um dos campeonatos de futebol mais importantes

O SBT está se preparando para dar um grande passo no mundo do futebol e tirar da Globo um dos torneios mais importantes do continente: a Copa Libertadores da América.

SBT
SBT e Globo estão em disputa por campeonato (Imagem: Reprodução – SBT – Globo / Montagem – RD1)

A emissora, que transmitiu o torneio entre 2020 e 2022, anunciou que fará uma proposta à Conmebol para garantir os direitos de transmissão a partir de 2027, segundo informações do F5.

Esse movimento visa trazer de volta para a programação da emissora a competição que, apesar de ter sido cedida à Globo em 2023, ainda é vista como um ícone do futebol sul-americano.

Além disso, o SBT também está mirando na Copa Sul-Americana, com o objetivo de renovar os direitos para continuar transmitindo o torneio.

A Sul-Americana tem sido uma importante fonte de audiência para a emissora, especialmente quando jogos de grandes clubes como Corinthians e Vasco são transmitidos.

Essa parceria com a Conmebol trouxe bons frutos para a emissora, tanto em termos de visibilidade quanto de arrecadação publicitária, como foi o caso do bom retorno financeiro após a chegada de Tiago Leifert como narrador.

Desafios e competição com a Globo

No entanto, a disputa será acirrada. A Globo, detentora dos direitos da Libertadores desde 2023, também tem interesse em renovar sua parceria com a Conmebol para manter o torneio em sua grade de programação.

A Record, por sua vez, ainda está avaliando se entrará ou não na disputa, mas o cenário aponta para negociações intensas ao longo deste semestre, com a agência FC Diez Media sendo responsável por conduzir as conversas entre as emissoras e a Conmebol.

A concorrência no mercado de direitos esportivos está ficando cada vez mais difícil, e o SBT, com suas estratégias de conteúdo e com o retorno de Tiago Leifert, segue buscando maneiras de ampliar sua presença no segmento.

Embora o nome de Leifert tenha gerado críticas devido ao estilo mais informal de narração, ele é bem aceito no mercado publicitário, o que contribui para o bom desempenho da emissora com o público e seus anunciantes.

O futuro dos direitos esportivos no SBT

O SBT tem contratos firmados até 2027 com grandes torneios como a Uefa Champions League, que é exibida em parceria com a Warner.

A emissora, no entanto, está com seus olhos voltados para o futuro do futebol, especialmente considerando que, até 2025, as negociações para o Campeonato Brasileiro, que acabou ficando com a Record, foram intensas.

A busca por novos direitos de transmissão se intensifica, e a intenção do SBT é consolidar ainda mais sua posição como um dos maiores canais de futebol no Brasil.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]