Ibope da TV: Record supera até a Globo e conquista feito único na audiência

A Record encerrou o mês de julho com um marco impressionante na TV aberta brasileira. Segundo dados da Kantar Ibope Media, a emissora foi a única que registrou crescimento na audiência no acumulado dos sete primeiros meses do ano e garantiu o segundo lugar isolado em todas as faixas horárias no país.

Record
Record supera rivais com conquista na audiência (Imagem: Reprodução / Record)

No principal recorte do Ibope, a chamada “média dia” (que abrange das 7h à meia-noite), a Record alcançou 4,8 pontos de audiência com 11,6% de share no mercado nacional.

Esse resultado representa uma alta de 2% em relação ao mesmo período de 2024, quando a emissora havia marcado 4,7 pontos.

📌 Você se lembra quando Record deu rasteira no SBT e virou 2º lugar na TV?

🔹 A partir de meados de 2007, a Record iniciou forte crescimento em audiência e empatou com o SBT.

🔹 Em 2008, consolidou-se como vice-líder absoluta, ultrapassando definitivamente o SBT na média 24h e no horário comercial.

🔹 Desde então, completou mais de 60 meses consecutivos como segunda emissora em audiência até 2025. A alta naquele momento se deveu à crescente na qualidade de produção de suas novelas, que voltou a cair com a baixa qualidade das novelas bíblicas.

O crescimento é ainda mais significativo quando comparado com o desempenho do SBT, que ficou em terceiro lugar com 2,8 pontos, uma diferença de 72% a menos.

Outro dado relevante vem da média das 24 horas: a Record consolidou a vice-liderança com 3,6 pontos de audiência e 10,7% de share, à frente do SBT, que marcou apenas 2,3 pontos com 6,8% de share.

Record viu sonho dourado de transmitir esportes ir por água abaixo

🔹 A Record investiu cerca de US$ 60 milhões para os direitos exclusivos da Olimpíada de Londres 2012, com transmissão exclusiva na TV aberta.

🔹 Apesar de dobrar sua audiência habitual durante o evento — média de 6,3 pontos com picos de 13 durante jogos como Brasil x Camarões —, ficou bem abaixo da média da Globo nas Olimpíadas de Pequim 2008 (média de 10,4 pontos).

🔹 Os índices de audiência não atenderam às expectativas da direção da Record TV, mas ela está tentando voltar a apostar na transmissão de esportes, com jogos do Brasileirão.

Record também domina em São Paulo

Na Grande São Paulo, maior mercado publicitário da televisão brasileira, a Record repetiu o feito: segundo lugar absoluto tanto na média dia quanto na média 24h.

Entre janeiro e julho, a emissora alcançou 5,1 pontos e 12,2% de share na faixa das 7h à meia-noite, contra 3,3 pontos e 7,9% do SBT. A diferença é de 55% a favor da Record.

Durante as 24 horas do dia, a vantagem também é clara: 3,9 pontos contra 2,9 pontos, uma superioridade de 36% em audiência. O share da Record ficou em 11,1%, enquanto o SBT marcou 8,2%.

Esses números mostram que a emissora tem conseguido fidelizar o público com uma programação variada, que inclui jornalismo de apelo popular, realities de sucesso e novelas com boa repercussão.

O resultado reflete um investimento estratégico em conteúdo e grade de programação pensada para a audiência da classe C, D e E — maioria do público brasileiro.

📖 Novelas bíblicas da Record TV não têm audiência de antes: teimosia ou estratégia?

🔹 A Record foca exclusivamente em novelas bíblicas há anos, mesmo com audiência abaixo do esperado.

🔹 Matérias apontam que por trás dessa escolha está um forte viés ideológico e a influência de Luciana Cardoso, que defende a continuidade dessas produções mesmo elas não tendo mais apelo comercial, e com o grande público.

🔹 Embora custosas e criticadas por público e críticos, as novelas bíblicas são vistas como identidade institucional da emissora, reforçando valores ligados à Universal.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]