Record, SBT ou Band: Qual canal rival da Globo está próximo de transmitir a Copa do Mundo de 2026

Copa do Mundo 2026 no Brasil

  • A Globo renovou com a FIFA e garantiu 52 dos 104 jogos da Copa — mas sem exclusividade total.
  • A Record negocia os outros 52 jogos — sem os jogos da Seleção Brasileira, semifinais ou final — e busca garantia desses confrontos-chave.
  • O SBT avalia investir no evento, mas ainda não formalizou nada — a decisão está sob análise cautelosa.
  • A CazéTV surpreendeu ao garantir os direitos para transmitir os 104 jogos via streaming, tornando-se a única plataforma com essa cobertura completa no Brasil.

Logo depois da Copa do Catar, em 2022, a Globo assegurou a Copa do Mundo de 2026. A emissora, no entanto, não será a única com transmissão do campeonato de futebol no Brasil.

Globo, Record e SBT
Globo deve dividir a Copa do Mundo de 2026 com canais rivais (Imagem: Divulgação – Globo – Record – SBT / Montagem – RD1)

SBT, Record e Band estão de olho na competição, mas cada uma no seu quadrado. Mesmo diante do interesse, pelo menos dois canais rivais da Globo não devem dar um passo maior que a perna. O custo é o grande desafio para a TVs.

Adquirir os direitos para a próxima edição da competição não é apenas sobre cifras para o SBT, por exemplo. Estima-se que o custo gire em torno de US$ 40 milhões, de acordo com o Portal Leo Dias.

Assim como a Globo, a TV que conseguir os outros 50% dos jogos disponíveis só devem fechar acordo com a garantia de todos os jogos da Seleção Brasileira, além dos principais jogos da fase eliminatória.

Copa do Mundo 2026 na TV brasileira

P – A Globo continua transmitindo?

Sim, ela comprou 52 jogos, incluindo os da Seleção, semifinais e final, mas não é mais totalmente exclusiva.

P – E a Record, vai transmitir tudo?

Não. A Record negocia apenas os outros 52 jogos, e só vai investir se puder garantir os jogos do Brasil e finais.

P – O SBT vai participar da transmissão?

O SBT demonstrou interesse, mas ainda não fechou nenhum acordo formal.

P – Quem vai transmitir todos os jogos?

A CazéTV adquiriu o pacote completo de 104 jogos e vai exibir todos via streaming. 

Copa do Mundo 2026: Divisor de águas para os rivais da Globo

A Record é quem está mais alinhada com a Fifa para adquirir os direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2026.

A diretoria do canal do bispo vê o investimento com bons olhos e uma oportunidade para elevar o nível do seu catálogo de jogos.

O SBT corre por fora como uma alternativa para a entidade internacional. A emissora tem boa relação com a Conmebol pelos anos de parceria pela Libertadores e, nos últimos anos, pela Copa Sul-Americana.

A Band, sempre de olho no mercado, é considerada o canal do esporte na TV aberta. A crise financeira é o grande problema para adquirir os jogos de futebol da Copa, mas uma parceria não está descartada.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].