Logo depois da Copa do Catar, em 2022, a Globo assegurou a Copa do Mundo de 2026. A emissora, no entanto, não será a única com transmissão do campeonato de futebol no Brasil.
SBT, Record e Band estão de olho na competição, mas cada uma no seu quadrado. Mesmo diante do interesse, pelo menos dois canais rivais da Globo não devem dar um passo maior que a perna. O custo é o grande desafio para a TVs.
Adquirir os direitos para a próxima edição da competição não é apenas sobre cifras para o SBT, por exemplo. Estima-se que o custo gire em torno de US$ 40 milhões, de acordo com o Portal Leo Dias.
Assim como a Globo, a TV que conseguir os outros 50% dos jogos disponíveis só devem fechar acordo com a garantia de todos os jogos da Seleção Brasileira, além dos principais jogos da fase eliminatória.
Copa do Mundo 2026: Divisor de águas para os rivais da Globo
A Record é quem está mais alinhada com a Fifa para adquirir os direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2026.
A diretoria do canal do bispo vê o investimento com bons olhos e uma oportunidade para elevar o nível do seu catálogo de jogos.
O SBT corre por fora como uma alternativa para a entidade internacional. A emissora tem boa relação com a Conmebol pelos anos de parceria pela Libertadores e, nos últimos anos, pela Copa Sul-Americana.
A Band, sempre de olho no mercado, é considerada o canal do esporte na TV aberta. A crise financeira é o grande problema para adquirir os jogos de futebol da Copa, mas uma parceria não está descartada.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].