Em uma ação na surdina, a Globo acaba de passar a perna nos canais rivais, como a Band, e vai continuar com os desfiles das escolas de samba pelos próximos anos.
A Globo renovou a parceira com a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, Liesa, e com a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, Liga SP, e vai seguir transmitindo os desfiles de Carnaval dos Grupos Especiais.
Com uma cobertura multiplataforma que une tradição, inovação e paixão pela cultura popular brasileira, a Globo pretende levar o maior espetáculo da Terra para dentro dos lares de todo o país, dando visibilidade ao trabalho das comunidades e contribuindo para a divulgação da festa.
No Rio de Janeiro, o acordo permite que a emissora transmita de forma exclusiva e multiplataforma, de 2026 a 2028, os desfiles do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí, que em 2026 acontecem nos dias 15 (domingo), 16 (segunda) e 17 (terça) de fevereiro, além do Desfile das Campeãs, no dia 21.
Além do RJ, Globo renova com as escolas de São Paulo
Em São Paulo, a Globo renovou os direitos para transmitir de forma exclusiva e multiplataforma as apresentações das 14 agremiações paulistanas no ano de 2026, que acontecem no Sambódromo do Anhembi nos dias 13 e 14 de fevereiro, sexta e sábado.
O acordo é válido por um ano. Na primeira noite, desfilam Mocidade Unida da Mooca, Colorado do Brás, Dragões da Real, Acadêmicos do Tatuapé, Rosas de Ouro, Vai-Vai e Barroca Zona Sul.
Já na segunda noite, se apresentam a Império da Casa Verde, Águia de Ouro, Mocidade Alegre, Gaviões da Fiel, Estrela do Terceiro Milênio, Tom Maior e Camisa Verde e Branco.
Na cobertura da Globo, repórteres e apresentadores registram todos os detalhes, a animação dos integrantes e a emoção do público, do início ao fim das escolas em uma operação que envolve cerca de 1.200 profissionais em mais de 42 horas de transmissão ao vivo.
Na terça-feira de Carnaval, 17 de fevereiro, o público acompanha a apuração dos desfiles de São Paulo e, na Quarta-Feira de Cinzas, dia 18, a apuração do Rio de Janeiro.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].