O chef Erick Jacquin foi acusado de racismo pela atriz Ana Hikari após uma declaração feita no programa MasterChef Brasil, da Band.

Durante a avaliação da candidata chinesa Gloria, o jurado afirmou: “Parece que não é você quem fez o cardápio, porque não tem nada de chinês.”
Gloria, que liderava o time amarelo, respondeu: “Não é porque sou chinesa que não conheço outros pratos… Já fui para Paris, vi a Monalisa de perto.”
Ana Hikari critica atitude de Jacquin
O episódio ganhou repercussão nas redes sociais, e a atriz da Globo se manifestou:
“Ai, Jacquin, sinceramente, que comentário racista ‘UÓÓÓ’… Vai comer carambola e tomar banho em seguida, vai.”
Ana ainda compartilhou publicações de internautas que apontavam que o chef costuma reforçar estereótipos contra asiáticos e ironizar candidatos que priorizam a culinária oriental.
“Sim. Não é de hoje. Se vocês não perceberam em outras edições, um abraço”, escreveu.

Histórico de posicionamento da atriz
Essa não foi a primeira vez que Ana Hikari se pronunciou contra manifestações de racismo. Em setembro do ano passado, ela assinou uma carta coletiva contra a circulação da falsa novela “Pé de Chinesa”, denunciando a prática como “racismo recreativo”.
Reações divididas nas redes sociais
Enquanto parte do público apoiou a crítica da atriz, outros internautas defenderam Jacquin.
“Vocês não assistem ao programa e querem transformar a crítica do chef em um crime, que absurdo”, escreveu uma espectadora no Instagram.

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]