Rival da Globo sofre derrota para o Xsports e corre atrás por audiência

A RedeTV!, rival da Globo, enfrenta um grande desafio na disputa pelos direitos de transmissão da Bundesliga, o Campeonato Alemão de Futebol.

Globo
RedeTV! é rival da Globo na TV aberta (Imagem: Reprodução / Globo)

A emissora de Osasco perdeu espaço para o novo canal esportivo de TV aberta, o Xsports, que garantiu a exibição de dois jogos por rodada da competição para a temporada 2025/2026. A informação é do F5.

O Bayern de Munique, time mais conhecido da Bundesliga, tem uma história de sucesso impressionante! É o clube com mais títulos da competição, acumulando mais de 30 troféus. A hegemonia do Bayern explica o interesse das emissoras brasileiras em seus jogos, já que o time garante audiência e atrai patrocinadores.

 

Após o fim do contrato da RedeTV! com a liga alemã, o Grupo Kalunga, responsável pela criação do Xsports, firmou um acordo que proporciona à nova emissora a transmissão de jogos da Bundesliga, replicando o número de partidas que a RedeTV! e a Cultura exibia anteriormente.

Apesar disso, a RedeTV! ainda está em negociações com a liga para tentar manter ao menos um jogo da competição, sendo essa uma tentativa de recuperar seu espaço e audiência.

A transmissão de campeonatos como a Bundesliga, que antigamente ficavam restritos a canais de TV por assinatura, agora é uma arma poderosa na guerra pela audiência.

 

O interesse da RedeTV! em continuar com a Bundesliga se explica pela boa performance da competição em termos de audiência. Na última temporada, jogos do Campeonato Alemão alcançaram picos de 2 pontos na Grande São Paulo, com destaque para partidas envolvendo o Bayern de Munique.

Budesliga
Budesliga é disputada na TV aberta (Imagem: Reprodução / RedeTV!)

Mesmo com times de menor apelo comercial, como o Borussia Dortmund e o Stuttgart, a competição teve bons resultados de vendas publicitárias, o que é crucial para a emissora.

A disputa por direitos de transmissão de campeonatos de futebol é bilionária! Emissoras, streamings e ligas negociam valores altíssimos para ter a exclusividade das partidas. É um jogo de poder e estratégia, onde cada lance é pensado para garantir retorno financeiro e, é claro, a maior fatia do bolo da audiência.

 

Concorrência aumenta na TV aberta

Com a concorrência acirrada do Xsports, a RedeTV! está correndo atrás do prejuízo, com a expectativa de renovar o contrato com a liga e manter seu público, principalmente nas partidas com times de grande apelo.

A emissora também tem buscado estratégias para aumentar sua visibilidade e garantir uma programação atraente para seus telespectadores, na tentativa de melhorar seu desempenho frente ao crescente mercado de esportes na TV aberta.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]