O último capítulo de Vale Tudo, exibido na última sexta-feira (17), marcou 30,2 pontos de média e 30,9 de pico de audiência, segundo dados consolidados da Grande São Paulo.
O capítulo, que foi transmitido das 21h31 às 22h51, conquistou também um share de 49,8%, com metade dos televisores ligados na faixa horária.
Apesar de ter sido um dos maiores destaques da programação da Globo, o desfecho da trama não bateu recordes e ficou com o terceiro menor ibope da novela.
Desempenho geral de Vale Tudo
Vale Tudo, remake escrito por Manuela Dias, teve uma trajetória marcada por altos e baixos no Ibope. O capítulo final, que trouxe a reviravolta de Odete Roitman (Débora Bloch) viva, não foi suficiente para registrar um desempenho extraordinário, embora tenha conquistado boa audiência.
Mesmo assim, o último capítulo ficou abaixo das expectativas do público, especialmente após tanto mistério gerado em torno do desfecho.
No entanto, o último capítulo de Vale Tudo foi o melhor último capítulo da faixa das 21h desde o final de Terra e Paixão. Aqui está o ranking das novelas das 21h::
- Vale Tudo 30,2
- Mania de Você 23,3
- Renascer 27,1
- Terra e Paixão 31,8
- Travessia 29,2
- Pantanal 34,0
- Um Lugar ao Sol 25,0
- Amor de Mãe 35,7
- A Dona do Pedaço 44,3
- O Sétimo Guardião 34,2
A média geral de Vale Tudo
O remake de Vale Tudo, que teve uma média geral de 23,5 pontos ao longo de seus 173 capítulos, se consolidou como uma das novelas menos assistidas das 21h.
Esse número coloca a produção na terceira pior audiência da faixa, superando apenas Um Lugar ao Sol (22,3 pontos) e Mania de Você (21,2 pontos).
Reprise no sábado
Já no sábado (18), a reprise do último capítulo de Vale Tudo registrou 20,5 pontos, ficando atrás do Jornal Nacional, que alcançou 20,7 pontos, sendo o maior índice de audiência do dia. Cada ponto no Ibope equivale a cerca de 77.488 domicílios na Grande São Paulo.
Expectativas
Vale Tudo, mesmo com a boa audiência no último capítulo, não conseguiu resgatar a glória das novelas anteriores e deixou um gosto amargo nos bastidores da Globo, já que a expectativa era muito maior para um remake comemorativo.
A novela foi uma das maiores apostas da emissora para comemorar os 60 anos da TV Globo, mas não alcançou o sucesso estrondoso esperado.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]