Após 35 anos, relembre 11 atores de Rainha da Sucata que nos deixaram

A novela Rainha da Sucata, que retornou ao ar no Vale a Pena Ver de Novo, já perdeu diversos talentos que fizeram parte de seu elenco ao longo dos anos.

Regina Duarte em Rainha da Sucata

Rainha da Sucata vai ao ar no Vale a Pena Ver De Novo (Imagem: Divulgação / Globo)

Desde sua exibição original, há 35 anos, muitos dos atores que se destacaram na trama faleceram. Entre eles, Aracy Balabanian, famosa por dar vida à inesquecível Dona Armênia, uma viúva que agia como uma mãe superprotetora com seus “filhinhas”.

Ao longo da história, a personagem não perde a oportunidade de atormentar Maria do Carmo (Regina Duarte), ameaçando colocar o negócio da jovem “na chon”.

A doença afetou o elenco de Rainha da Sucata

Aracy faleceu em 7 de agosto de 2023, aos 83 anos, no Rio de Janeiro, em decorrência de um câncer de pulmão. Sua última participação em novelas foi em Sol Nascente (2016), e ainda atuou no especial Juntos a Magia Acontece (2019) e no filme Sai de Baixo (2019), ambos da Globo.

Aracy Balabanian em Rainha da Sucata

Aracy Balabanian no papel de Dona Armênia em Rainha da Sucata (Imagem: Divulgação / Globo)

Paulo Gracindo, que interpretou o carismático Alberto Albuquerque Figueroa, o Betinho, faleceu em 4 de setembro de 1995, aos 84 anos, no Rio de Janeiro, após lutar contra um câncer de próstata. Que grande perda, já que ele partiu apenas cinco anos depois do término da novela.

Outro grande nome da trama, Raul Cortez, que deu vida ao enigmático Jonas Queiroz, faleceu em 18 de julho de 2006, aos 73 anos, em São Paulo, em consequência de um câncer no pâncreas e intestino delgado. Seus últimos papéis na televisão foram em Senhora do Destino (2004) e na minissérie JK (2006).

A intérprete de Neiva Matias Pereira, mãe de Maria do Carmo, Nicette Bruno faleceu no dia 20 de dezembro de 2020, aos 87 anos, em decorrência de complicações da Covid-19. Sua despedida da televisão foi no remake de Éramos Seis, também lançado em 2020.

Gianfrancesco Guarnieri, o Saldanha da novela, nos deixou em 22 de julho de 2006, aos 71 anos, após complicações de saúde. O veterano estava gravando a novela Belíssima, também de Silvio de Abreu, quando começou a ter problemas de saúde, levando à sua internação no Hospital Sírio-Libanês, onde faleceu cinquenta dias depois devido a insuficiência renal crônica.

A atriz da Globo que deu vida a Isabelle Albuquerque Figueroa, Cleyde Yaconis, faleceu em 15 de abril de 2013, aos 89 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estava internada desde outubro de 2012. Sua última participação em novelas foi em Passione (2010).

Entre os artistas que também se foram estão Lolita Rodrigues, que interpretou Lena, e Flávio Migliaccio, seu Moreiras. Lolita faleceu em 5 de novembro de 2023, aos 94 anos, em João Pessoa, Paraíba. Flávio foi encontrado sem vida em 4 de maio de 2020, aos 85 anos, em Rio Bonito, no interior do Rio de Janeiro.

Outras perdas significativas do elenco incluem Maria Helena Dias (Samira Zaída) e Ivan Cândido (Franklin). Hilda Rebello, a Dona Jorgina da trama, faleceu em 29 de dezembro de 2019, aos 95 anos, no Rio, devido a complicações respiratórias. Deprimida, ela faleceu dois meses após a morte de seu filho, Jorge Fernando, diretor da novela.

Resumo de Novelas
Escrito por

Resumo de Novelas