Band e Record duelam para tirar competição forte do SBT

A disputa pelos direitos de transmissão das competições de clubes da CONMEBOL (Confederação Sul-Americana de Futebol) está ficando cada vez mais acirrada e o SBT, atualmente dono de um dos pacotes, vê dois adversários tradicionais querendo dar o bote.

Emissoras estão em guerra pela Sul-Americana (Imagem: DIvulgação/SBT/Band/Record – Montagem – RD1)

 

A Band participou de um evento da Conmebol em São Paulo, no qual foram apresentados os pacotes de mídia para o ciclo 2027-2030. A emissora do Morumbi estuda retomar a exibição da Copa Sul‑Americana em TV aberta, torneio que atualmente é veiculado pelo SBT.

Já a Record entrou formalmente na disputa pelos direitos da Copa Libertadores da América e da Sul-Americana para o mesmo ciclo 2027-2030, buscando “passar a perna” no SBT, segundo fontes do mercado.

Para o SBT, que atualmente detém a Sul-Americana na TV aberta, o desafio será manter o torneio e até mesmo ampliar o portfólio esportivo (há cogitação de retomar também a Libertadores). Já Band e Record entram como ameaças diretas, cada uma com estratégias diferentes:

A Band aposta no seu histórico de parceria com a Conmebol (foi parceira na operação da Conmebol TV entre 2020-22) para facilitar um ingresso vitorioso na disputa. A emissora de Edir Macedo aposta em mobilização agressiva e negociação para ofertar pacotes concorrentes que possam desvincular o torneio do SBT.

Próximos passos do futuro da Sul-Americana no Brasil

SBT está na mira (Imagem: Divulgação/SBT)

Para o SBT, a perda da Sul-Americana — ou uma forte disputa — representaria risco de menor influência no futebol continental, o que pode afetar audiência, patrocínios e presença em eventos de grande apelo.

A decisão sobre os pacotes para 2027-30 foi formalizada pela Conmebol nos termos do evento de agosto, mas ainda cabe negociação intensa entre as partes. 

Em resumo: o SBT está na mira — e tanto Band quanto Record estão armando para dar o golpe ou pelo menos ameaçar o domínio da emissora no futebol sul-americano.

Marina Costa
Escrito por

Marina Costa

Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).