SBT transmite campeonato forte pela última vez em 2026

O SBT sofreu mais um duro golpe em meio à sua crise de audiência. A emissora não conseguiu renovar os direitos de exibição da Copa Sul-Americana, competição que vinha garantindo alguns de seus melhores índices em dias úteis. O próximo ano, 2026, será o último ano de transmissão da competição pelo canal de Silvio Santos.

SBT transmite campeonato forte pela última vez em 2026 (Imagem: Divulgação/SBT)

O pacote que pertencia ao canal foi adquirido pela TNT Sports, braço esportivo da Warner Bros. Discovery. A negociação surpreendeu o mercado, já que o SBT dava a renovação como praticamente certa.

Mesmo sendo um grupo fortemente ligado à TV paga, a TNT Sports ficou com os direitos de mídia aberta. Além das transmissões nos canais TNT e Space, a empresa exibirá partidas gratuitamente em seu canal no YouTube, que soma mais de 12 milhões de inscritos.

Já os pacotes de streaming ficaram com a Disney, que exibirá os jogos no Disney+ e nos canais ESPN. A empresa ampliou sua presença ao adquirir também os direitos que antes pertenciam à Paramount.

Com isso, a Sul-Americana tende a perder espaço na TV aberta a partir de 2027, apostando em novas plataformas para alcançar o público. A transmissão gratuita no YouTube, porém, pode atrair uma audiência mais jovem, menos ligada ao televisor tradicional.

Última edição no SBT

SBT perdeu os direitos de transmissão da competição no triênio 2027-2030 (Imagen: Divulgação/SBT)

 

A mudança passa a valer no ciclo de 2027 a 2030, o que garante ao SBT a exibição da competição apenas até a edição de 2026.

A edição de 2026 da Copa Sul-Americana começa em 3 de março e tem final marcada para 21 de novembro. São Paulo, Grêmio, Atlético-MG, Red Bull Bragantino, Santos e Vasco estão confirmados, encerrando o ciclo do SBT com o torneio antes da mudança definitiva de casa.

Marina Costa
Escrito por

Marina Costa

Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).